terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jornal Olho Nu divulga excursão naturista pela América Latina



Naturismo da América Latina desvendado

entrevista a Pedro Ribeiro*

Img: Everton P.

Marcelo Pacheco promove a excursão "Naturistas pela América Latina"

Marcelo Pacheco, editor da revista Brasil Naturista e vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo está promovendo a excursão Naturistas pela América Latina. A partida será no dia 27 de fevereiro e o retorno previsto para o dia 12 de março de 2012.

Serão quinze dias de estrada onde os participantes poderão conhecer um pouco do Naturismo praticado na América Latina. Apesar da vizinhança, ainda é raro brasileiros visitarem as áreas naturistas da Argentina, Uruguai e Chile.

A viagem será feita por um primeiro ônibus tipo trailer, que comporta 21 pessoas. Ele possui camas para todos, banheiros, cozinha e uma sala de estar. Um segundo, um pouco menor, que comporta 12 pessoas, estará saindo de Curitiba. Os dois ônibus se encontrarão já em território argentino antes de alcançar o primeiro destino.

O propósito dessa viagem é participar do Encontro Latino Americano, que será realizado em março de 2012 e pelo caminho conhecer outros locais. A partida será de Porto Alegre. A primeira parada será em Yatan Rumi, que fica próximo a Mendonça e Córdoba.

Nem toda as atividades serão naturistas. A segunda parada, por exemplo, será na região de Mendonça, maior produtora de vinhos da Argentina. Já em seguida alcançarão Val Paraíso, no Norte do Chile, para seguir para a Playa Luna, onde ocorrerá o IV Encontro Latino Americano de Naturismo. Os motor homes ficarão estacionados em um camping próximo à sede do evento.

Playa de Chiuahua - Uruguai

Findo o ELAN, os veículos retornam para a Argentina e visitam Mar del Plata, onde está a primeira praia naturista do país, e, depois, havendo consenso visitarão Buenos Aires, seguindo após para Montevidéu, no Uruguai. O roteiro continua agora indo para Punta del Leste, para conhecer a praia naturista de Chihuahua, inclusive com o novo hotel recém inaugurado que receberá naturistas e que fica a apenas 100 metros da praia. De lá a aventura caminha para o término em Porto Alegre.

Os cálculos de quilometragem ficaram em seis mil quilômetros. O custo de R$ 1250,00 por pessoa cobre o aluguel do ônibus e do motorista, o seguro e taxas internacionais. Fora este valor há os custos da alimentação. Em determinados lugares vão comer em restaurantes e em outros a comida será comprada e o valor rateado. Se houver imprevistos os custos também serão rateados se não puderem ser cobertos pelo montante arrecadado.

Há naturistas confirmados do Mato Grosso, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, da Paraíba, como também a presença do presidente da FBrN João Olavo Rosés e da secretária Rayssa Neves que já lotaram o primeiro ônibus. No segundo a presença de Elias Pereira, representante da INF para a América Latina já está confirmada.

A ideia de organizar uma excursão desse tipo foi lançada por Elias Pereira, que como representante da INF para a América Latina precisava conhecer os países com os quais lidaria. No início se pensou em alugar uma van. Isso há três anos atrás. No último EBN, na Colina do Sol, o presidente da AAPP, Luiz Carlos Hack, que possui um motor home sugeriu o veículo.

*Editor do jornal OLHO NU.

pedroribeiro@jornalolhonu.com