sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Caravana FBrN chega ao CNEM

Terça-feira (18), ainda na casa do presidente do Naturismo Capixaba, Evandro Telles, onde também funciona seu escritório, tomamos um café de despedida com os amigos naturistas Gilvan e Ana e o neto do Evandro e Romilda, Arthur. A pior hora das visitas é a despedida. Seguimos viagem para o CNEM - Comunidade Naturista Encanto de Minas, na cidade de São Gonaçalo do Rio Abaixo, onde o idealizador e presidente do grupo, Weslley Vinícius, nos esperava em seu local de trabalho, a prefeitura da cidade.

À noite foi de muito papo construtivo, onde o Weslley nos contou sobre o início do grupo e da garra que tiveram de ter para concretizar a ideia inicial de uma eco vila naturista. De manhã, um café em meio a natureza, uma sensação maravilhosa. Também houve a entrega do Certificado de Área Naturista pelo presidente da FBrN, João Olavo para o Weslley e sua esposa Eidi e também um intercâmbio de material, como o livro Verdades Que As Roupas Escondem, do Evandro Telles e botons dos amigos amazonenses do grupo GRAÚNA, bem como o material de divulgação da FBrN com o Código de Ética e eles nos deram o lixo de carro, com material reaproveitado, retalhos colados em TNT.Fizemos compras para nossa estada e, depois da emocionante subida da estrada de barro que dá acesso á comunidade, lá chegamos. Em breve, esta estrada será asfaltada pela prefeitura, que apoia as ideias do CNEM, bem coo a energia elétrica, que já houve licitação, faltando apenas a liberação da verba do programa Luz para Todos. Por Enquanto eles usam velas ou gerador.

A atual estrutura do CNEM, dispõe de sede e área coberta, onde há espaço para confraternização e debates ideológicos, refeições coletivas e também, foção á lenha que está acoplado, serpentina que aquece a água do banho, que é de nascente. Uma extensa área de camping com estruturado banheiro e chuveiro aquecido á gás. Dentre outras atividades como caminhadas ecológicas para cachoeiras e rios, o grupo também oferece oficina de cerâmica e feitura de cangas. Há também preocupação ambiental, traduzida por exemplo, com a coleta seletiva, dever de todos, principalmente, os naturistas.

Ainda na oportunidade, o Weslley aceitou o convite do presidente João Olavo para ser o coordenador do I Encontro de Jovens Naturistas, previsto para o ano que vem e será sediado no próprio CNEM, já que este dispõe de atrativos para os jovens. Weslley demonstrou, como outros dentro do movimento naturista brasileiro, ser um guerreiro, apaixonado pela filosofia naturista, que luta por ela com tudo que pode, e hoje, junto á sua esposa Eidi e sua filha Liara de apenas 3 anos, batalham firmemente para o desenvolvimento do naturismo em Minas e no Brasil. Na saída do CNEM, tem vários bichos que embelezam o passeio, como avestruz e bezerros, mas também há tristezas, indo para o encontro com o GOIASNAT vimos pela estrada grande queimada, o que aliás, é comum... O ser humano precisa evoluir, para entender que ele está destruindo a própria vida, precisamos mudar, e o naturismo é uma alternativa para essa consciência transformadora.

Parada estratégica na cidade de Araxá, melhor culinária mineira e rumamos para a cidade de Bela Vista de Minas, para a Chácara Paraíso, local de encontro do grupo Goiasnat, mais uma local que recebe a visita da Caravana da FBrN. Em breve, fotos e notícias do encontro.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco