quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PRESIDENTE AVALIA O 3º ROTEIRO DA CARAVANA FBRN

Rayssa Neves, João Olavo, Marcelo Pacheco e José Wagner

A sensação térmica era de 2 graus negativos no Rio Grande do Sul, quando embarcamos para a longa viagem até Manaus, dando início ao 3º Roteiro de visitações e reuniões de trabalho com os espaços naturistas brasileiros. Quando lá chegamos, fomos facilmente identificados pelo presidente do GRAÚNA, Iran Lamego, e conselheiro maior da FBrN, Jorge Bandeira, pois éramos os únicos a descer do avião vestidos de sobretudo, cachecol e chapéu numa temperatura que se aproximava dos 30 graus. Inobstante o choque térmico, estávamos felizes, pois iríamos cumprir antiga promessa de visitação da FBrN ao norte do País. A vista aérea de Manaus, com o encontro dos rios Negro e Solimões é deslumbrante. A hospitalidade do manauara é cativante e a sensação de brasilidade está presente nas cores vibrantes, na onipresente cultura indígena, na culinária e no autêntico artesanato.

No final de semana vimos o melhor de nossa estada: o funcionamento do grupo GRAÚNA, de forma harmoniosa, coesa e com grande sinergia. Não só curte o naturismo em sua ambiência lúdica como o estuda e vivencia na sua plenitude filosófica. Essa experiência foi motivadora e estimulante. Comprova que é possível desenvolver a atividade naturista na sua plenitude mesmo com todas as dificuldades operacionais para fazê-la.

Ausência de sede, distâncias enormes percorridas de ônibus e a complexa operacionalidade (levam tudo nas mochilas) não impedem o grupo de vivenciar e participar não só nas suas atividades como na inserção do naturismo na vida cultural amazonense e na articulação com outras entidades. Participou do nosso encontro o professor universitário americano Bruce Willis. Pouco antes de nossa chegada, o GRAÚNA participou de marcha em Manaus do COLETIVO DIFUSÃO (mais de duas dezenas de entidades cujo foco é a LIBERDADE). Este movimento inspirou a recente criação, na Paraíba, do COLETIVO NATUREZA, o primeiro formalmente constituído no mundo naturista brasileiro.

Na atuação do grupo GRAÚNA ressaltamos a importância dada a atividade cultural e sua relação com o meio cultural nortista e brasileiro, bem como a busca de contatos com os países pan amazônicos. Reconhecendo e valorizando essas importantes atividades o presidente João Olavo nomeou diretor Cultural e Coordenador de Assuntos Pan Amazônicos da FBrN o diretor do GRAÚNA Jorge Bandeira.

No domingo, após serem recebidos na casa do presidente Iran e sua acolhedora família foram à noite, no centro de Manaus, curtimos culinária típica (entre elas o famoso tacacá) e som dançante ao vivo, que instigou o presidente João Olavo e secretária Rayssa a dançarem em plena rua. Segunda feira foi a vez de curtir o artesanato, autêntico e diversificado e de apreciar peixe (pacu e pirarucu) em restaurante típico a beira rio. Depois das despedidas a partida para Salvador, com ânimo revigorado para continuidade das visitações e reuniões de trabalho em todos os espaços naturistas brasileiros.

Salvador, na Bahia, foi o próximo destino e de 14 a 17/07/2011, a praia de Massarandupió, no norte baiano. O IV EDN - Encontro de Dirigentes Naturistas teve elevado número de participantes (aproximadamente 200, entre dirigentes e naturistas). Ótima qualidade organizacional e decisória e, excepcional conteúdo temático do I FAN – Fórum de Assuntos Naturistas (Espiritualidade; Turismo Sustentável e Projeto TAMAR – Preservação das Tartarugas Marinhas) foram pontos altos do evento.

Uma atitude inovadora, atualmente indicada como exemplar para os demais espaços naturistas foi a articulação com a sociedade local. A Associação dos Moradores e Amigos de Massarandupió – AMAM promoveu as atividades de abertura do evento, com culinária típica e apresentações artísticas da cultura local. Foi responsável ainda pela alimentação dos participantes em todos os dias do evento, com refeições feitas em Massarandupió e servidas na praia. A Associação das Artesãs de Massarandupió – ADAM apresentou seus trabalhos artesanais na praia e lá realizou oficinas para os participantes do encontro e outros atrativos do evento foram as disputas esportivas. A interação com os integrantes das duas associações permitiu o conhecimento e a inserção do naturismo na sociedade local, que é uma das metas importantes da atual gestão da FBrN.

Apoios institucionais e parcerias em bom número, garantindo boa qualidade operacional do evento e “transfer” desde Salvador, BA. Boa oferta hoteleira e de restaurantes, que atenderam de forma satisfatória (nenhuma reclamação foi registrada) a demanda no período.
Outro aspecto muito importante foi à troca de informações e experiências por parte dos antigos e novos dirigentes presentes.

A transformação do grupo inicial da organização do evento numa verdadeira equipe de trabalho foi um dos maiores avanços observados. A equipe trabalhou de forma harmônica e cooperativa, desenvolvendo grande sinergia, mostrando que a ABANAT e seus parceiros reúnem condições de organizar eventos de maior porte.

Como pontos negativos apenas o ruim estado da estrada de acesso à praia, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Entre Rios, BA, e a inexistência de articulação dos órgãos envolvidos na fiscalização para coibir o trânsito de veículos pela praia, especialmente quando da desova das tartarugas marinhas.

Já na Paraíba, no final de julho e durante o mês de agosto, várias reuniões foram realizadas com a SONATA – Sociedade Naturista de Tambaba, para orientações no sentido de sua reorganização e consolidação. Nesse período aconteceram várias filiações à FBrN, atestando a confiança depositada pelas demais entidades e empreendedores naturistas na liderança exercida pela Federação. A primeira filiação foi da Pousada e Restaurante Tambaba Naturista (do Hildebrando e da Rayr), instalada na própria praia de Tambaba. Foi sugerido que anualmente fosse celebrada a chegada do verão. Os dirigentes da Federação aduziram que essa iniciativa já estava aprovada em gestão anterior, mas que não havia sido ainda implementada. Fora, na época, sugestão da naturista Miriam Lucia Zorzella Di Dio. Diante da coincidência das iniciativas ficou acertado então que, a partir deste ano comemoraremos em todos os espaços naturistas a abertura da Temporada de Verão, fazendo uma homenagem a exemplar naturista Miriam, falecida no ano passado.

Logo a seguir, pediu filiação a Oca de Piá Aborígene, museu etnológico do conselheiro maior da FBrN José Wagner. Este museu, instalado no Centro Histórico de João Pessoa, funcionará como uma verdadeira embaixada do naturismo num dos pontos turísticos mais importantes da Paraíba. Lá terá livros e vídeos naturistas, que serão fornecidos pelos nossos intelectuais e escritores bem como pelas entidades interessadas na sua divulgação. As doações devem ser remetidas para Museu Etnológico Oca de Piá Aborígene, aos cuidados de José Wagner de Oliveira, na Rua Duque de Caxias, 68, Centro Histórico, João Pessoa, PB. Nesse local também funcionará a sede administrativa da SONATA – Sociedade Naturista Tambaba. O Território Macuxí foi a filiação seguinte. Homenagem concreta do naturista Julíndio aos seus antepassados (seu avô, cacique da tribo Macuxí, em Roraima) recria, em Gurugí (Conde,PB), um ambiente genuinamente indígena onde se pratica a filosofia naturista da melhor qualidade e é também sede do Movimento NU - Naturistas Unidos. Apaixonado por esportes organiza atividades esportivas para vários espaços naturistas. Por essa razão foi nomeado pelo presidente João Olavo diretor de Esportes da FBrN.

Com as filiações referidas, a Federação Brasileira de Naturismo chega a trinta e um (31) espaços naturistas filiados. Novas afiliações estão em andamento nessa importante região nordestina.

Reuniões com o prefeito de Conde - PB, Aloisio Régis e, posteriormente, com o prefeito em exercício Dr. Quintino Régis de Brito Neto, assuntos de interesse comum foram encaminhados, especialmente a reiteração da manutenção da legislação municipal que estabelece a praia de Tambaba como naturista e a necessidade de manifestação da Prefeitura Municipal ao Ministério Público, a exemplo da SONATA e FBrN, com relação a Recomendação nº. 001/2010. Reuniões com dirigentes municipais da área de Turismo e Administração do Distrito de Jacumã (onde fica Tambaba) encaminharam temas de interesse do desenvolvimento de Tambaba e região.

Nesse período a Federação Brasileira de Naturismo obteve mais um importante colaborador: Dr. Alexandre Guedes, que assumiu a sua Diretoria de Assuntos Jurídicos. Advogado de reconhecido saber jurídico notabilizou-se – em âmbito nacional – pelo seu trabalho na defesa dos direitos humanos, inclusive presidindo a Anistia Internacional brasileira. Sua adesão a atual direção da FBrN qualifica o processo de gestão que está sendo implantado na Federação.

A 4ª edição do Tambaba Open Surf Naturista, organizado por várias entidades lideradas pelo MOVIMENTO NU, teve decidido apoio da FBrN. Foi um sucesso de participação, público e repercussões na mídia, especialmente televisiva. Quando de sua realização surgiu a ideia de transformar esse evento num roteiro nacional, incluindo as praias de Massarandupió (BA), Abricó (RJ), Galheta, Pedras Altas e Pinho (SC). Os dirigentes da Federação, presentes ao evento, já manifestaram seu apoio a sugestão apresentada.

O diretor de Assuntos Jurídicos da FBrN, Dr. Alexandre Guedes, e o presidente em exercício da SONATA, Major Alex Sandro, acompanharam o presidente João Olavo e secretária Rayssa em importante audiência com o Promotor de Justiça Francisco Lianza Neto, quando foram debatidos aspectos da Recomendação nº. 001/2010. Tanto a FBrN como a SONATA ficaram de encaminhar ofícios com informações adicionais e receberam a confirmação de que o Ministério Público convocará um Grupo de Trabalho – do qual farão parte SONATA e FBrN – para debater uma possível edição de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

Outra exitosa iniciativa foi a articulação com as Polícias Militares da Paraíba, que consolidou a segurança preventiva e ostensiva da praia de Tambaba, que servirá de exemplo para os demais espaços naturistas brasileiros, especialmente para as praias públicas. Nessa articulação foi importante a participação do presidente em exercício da SONATA, que além de médico é major da Polícia Militar da Paraíba. Ficou acertada a realização de treinamento específico – com a participação da SONATA - para policiamento de área naturista, com a Polícia Militar de Alhandra (Major Benevides) e Cia. Especializada em Apoio ao Turista de João Pessoa (Capitão Onierbeth).

O encerramento do 3º. Roteiro foi em Recife - PE, quando da visitação e entrega de certificado de Área Naturista ao Dr. Carlos Leite da NATURE – Agência de Turismo Naturista. Além da atuação no trade turístico o Dr. Carlos é bacharel em direito com escritório de advocacia. Portador de deficiência física, foi nomeado diretor de Acessibilidade da FBrN, pois é profundo conhecedor do assunto, inclusive por experiência própria. Exatamente nessa data o Dr. Carlos e sua esposa Ironete comemoravam nove (9) anos de casados. Os brindes dados na oportunidade celebraram não só este importante momento, mas também o sucesso do mais trabalhoso roteiro da atual gestão da FBrN.

João Olavo Rosés
Presidente da FBrN