quinta-feira, 23 de junho de 2011

Artigo: NATURISMO – MUITO ALÉM DA SUA IMAGINAÇÃO

Não preciso repetir aqui a definição de Naturismo, já foi colocada em muitos textos e encontra-se disponível nos sites da FBrN, INF e em diversos blogs que tratam do assunto. Entretanto, muitos nem imaginam o alcance quando é citada na sua definição “harmonia com a natureza”, foge à compreensão da maioria das pessoas. Mudar a definição não irá adiantar em nada, provavelmente teremos novos erros e assim irá perpetuar a nossa ignorância para entender a sabedoria da natureza, qualquer novo conceito só tende a piorar.

Ficar em harmonia com a natureza é estar integrado a ela, é se tornar uno. Você dentro do mar é ser também o oceano. Se olharmos a uma distância maior nem mesmo seremos notados dentro dele, somente a água será vista. Onde está a sua individualidade? Onde está a sua inteligência? Onde está você?

Na entrevista que fiz para João Carlos publicar em seu blog, a primeira pergunta formulada era sobre de onde vem a inspiração para escrever sobre temas voltados ao Naturismo. Eu disse que não sabia, e não sei mesmo. A inspiração ocorre quando o indivíduo deixa fluir. E o que é deixar fluir? É quando você se integra com o todo, quando reconhece que a inteligência não é sua, não é você que expressa. É a existência que se manifesta dessa forma. Não há privilégio, o eu desaparece. Einstein diz que tudo o que ele descobriu, descobriu em momentos em que ele estava ausente, quando repentinamente, algo o possuiu – a consciência total. O mesmo ocorre com pessoas talentosas nas artes, pintura, música, matemática, poesia. Enfim, os créditos da criação devem ser dados para todos e não para uma pessoa específica, somos somente um instrumento.

O que estou tentando dizer é que a harmonia com a natureza é algo mais profundo do que se possa imaginar, está além da nossa imaginação. O corpo humano é constituído de poros para deixar fluir, se você se fecha não há como a existência se manifestar. Se você só faz críticas não tem como criar coisa alguma porque está fechado em si mesmo, nos seus próprios argumentos na busca da razão, é individualizado. Quer mudar alguma coisa? Tente construir diferente, da forma como você pensa. Assim irá crescer, algo novo surgirá.

Heráclito, filósofo pré-socrático, considerado o pai da dialética disse:

O ser humano não é racional

Somente o que o circunda é inteligente.

Devido a seu ceptismo,

o divino não é notado pelas pessoas.

Faça um pequeno esforço e tente entender que a natureza funciona com os opostos, o rio corre entre duas margens, você pode entender que os que estão na outra margem fazem oposição e, no entanto, ambas são necessárias, são dois lados da mesma moeda. A vida só se manifesta com os opostos “mulher” e “homem”. Noite e dia, luz e escuridão, vida e morte, positivo e negativo. Ir para o extremo é ficar à margem da natureza, não significa harmonia, e o ser humano continua lutando contra alguma coisa, sempre querendo impor e jamais consegue conquistar sua própria liberdade, porque ele está sempre distante da sua natureza. Essa é a origem de toda violência e de todo fanatismo.

Que tipo de harmonia queremos criar quando não se busca a consciência do que fazemos com a natureza? O vídeo mostrado no endereço abaixo demonstra a nossa ferocidade, é preciso ter coragem para expor a nudez, que começa pela mente e não pelo corpo.

http://www.olharanimal.net/component/videoflow/?task=play&tmpl=component&layout=lightbox&id=21

Naturismo não tem dono, não tem domínio, é consciência da própria natureza humana que quer encontrar paz e vive em guerra. A nudez estimula a pensar diferente e por esse motivo não existe diferença entre Nudismo e Naturismo, o resultado é o mesmo.

Foram eleitos novos representantes da Federação Brasileira de Naturismo e a mensagem que deve ser levada para os quatro cantos desse país é que o Naturismo é harmonia e que está muito além do que imaginam.

Evandro Telles

www.evandrotelles.blogspot.com