quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Final de semana de muitas atividades para Federação

O final se semana foi agitado para os diretores da Federação Brasileira de Naturismo, da SONATA e da ANA – Associação Naturista de Abricó (Rio de Janeiro). Em meio ao trabalho, programações culturais e filiações a FBrN, na sexta-feira (12) estiveram em Tambaba em visita a praia e a Pousada Tambaba Naturista. De volta a João Pessoa, a comitiva (presidentes João Olavo – FBrN e Pedro Ribeiro – ANA e Jornal OlhoNu, vice presidente Alex Sandro – SONATA, Jaime Cabral – SONATA e secretaria Rayssa Sousa – FBrN) almoçaram no Restaurante Mangai, saboreando as comidas típicas do Nordeste.

Na tarde desse dia os dirigentes visitaram o Museu Etnológico OCA DE PIÁ ABORÍGENE, do naturista e Conselheiro Maior da FBrN José Wagner. Na oportunidade, após a filiação do museu junto a Federação, foi entregue o Certificado de Área Naturista. Firmou-se, então, termo de cooperação entre a FBrN e a OCA DE PIÁ ABORÍGENE. Ficou acertado que a OCA funcionará como uma embaixada naturista na sua sede própria, no Centro Histórico de João Pessoa. Os escritores naturistas disponibilizarão seus livros, apostilhas e coletâneas de artigos, bem como os espaços naturistas disporão de vídeos, que ficarão todos disponíveis na OCA, dando mais uma abertura para a difusão da filosofia naturista. Por outro lado a OCA disporá de espaço para sua divulgação nos eventos naturistas promovidos pela SONATA.

A seguir, a comitiva ciceroneada pelo dirigente José Wagner, percorreu o Centro Histórico de João Pessoa, dando destaque a Centro Cultural da Igreja de São Francisco. O jantar desta sexta-feira aconteceu no apartamento do dirigente paraibano Jaime Cabral, organizado por Rayssa e outras mulheres paraibanas da sua família e este, misturou naturistas e simpatizantes.

No sábado (13), após uma bela e produtiva manhã na praia de Tambaba onde, após a filiação da área naturista á FBrN, foi entregue o certificado de 2011 para a Pousada Tambaba Naturista. O presidente João Olavo aproveitou o momento para frisar a importância da união entre os espaços naturistas, principalmente da mesma área e foi firmado acordo entre SONATA e Pousada Tambaba Naturista de auxílio mútuo para o desenvolvimento do naturismo na praia de Tambaba, especialmente nas questões operacionais. Após este marcante momento, a caravana seguiu para a Arapuca Art Residence, tendo a mesma, manifestado o interesse de futura filiação á Federação Brasileira de Naturismo. No local, além de atelier, moram dois naturistas, Taciana, que vende deliciosos sanduíches naturais e folheados na praia de Tambaba e Sérgio, artista plástico que transforma o lixo que vem do mar em obra de arte e papelão em confortáveis móveis.

Em seguida, rumaram para o Território Macuxi que recentemente filiou-se a Federação Brasileira de Naturismo. Também recebeu o novo naturista, Ierê, filho recém nascido do casal Julíndio e Elaine. Na oportunidade da visita, receberam da FBrN, o certificado de área naturista de 2011. Todos aproveitaram o contato com a natureza e uniram-se para ascender a fogueira e animar a entrada da noite.

No domingo (13) do dia dos pais, a praia de Tambaba foi mais uma vez destino do grupo. Pedro Ribeiro aproveitou para fazer entrevistas com o Marcos Bilú, proprietário de pousada e restaurante próximos a entrada da praia. Visitou o empreendimento dos naturistas Parinan e Maria Cláudia Prashanti, edifício em Jacumã destinado preferencialmente para naturistas.

Na segunda-feira (14), Pedro Ribeiro despediu-se da praia de Tambaba, após maravilhoso café da manhã oferecido pela Pousada Tambaba Naturista e preparado carinhosamente pela Rayr. Ainda na praia, o Pedro fez entrevista com o naturista e dirigente do Movimento NU, que realizará o 4° OPEN SURF NATURISTA em Tambaba, nos dias 10 e 11 de setembro deste ano. A tarde, o presidente João Olavo, a secretária Rayssa Neves, os presidente e vice Daniel Santos e Alex Sandro, respectivamente, levaram o presidente da ANA Pedro Ribeiro ao aeroporto. Encontraram-se com o prefeito de Conde Aloísio Régis, o secretário de turismo Saulo Barreto e o deputado federal Manuel Júnior. O prefeito afirmou o apoio a SONATA e o desejo de que a praia de Tambaba permaneça como área naturista.


Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco
giullianopacheco@hotmail.com