quarta-feira, 18 de maio de 2011

2ª Caravana FBrN: Federação participa de Assembléia promovida pela ANA


A Associação Amigos da Praia de Abricó - ANA realizou Assembléia Geral Ordinária. A Federação Brasileira de Naturismo esteve presente, através do Presidente João Olavo Rosés e Secretária Geral, Rayssa Sousa.

O Presidente da Associação, Pedro Ribeiro, abordou questões sobre a gestão da praia. Relatos de falta de comprometimento dos naturistas e ausência de novas lideranças. João Olavo reforçou que, atualmente, as associadas estão sendo conduzidas sob o camando poucos voluntários, pondo em risco o futuro do naturismo, pois, se "tal presidente" se afasta, "morre a entidade".

Precisamos de gestões democráticas, que só acontecerá se os naturistas entenderem a importância de suas participações ativas”, afirmou o presidente da FBrN.

João Olavo ainda falou da importância das praias no movimento naturista. Por serem públicas, podem acolher um número maior de curiosos e visitantes, principalmente em Tambaba, o Pinho e a própria Abricó. Por trazerem ao naturismo uma visibilidade internacional. Por isso ocorreu a segunda visita da Federação à entidade e, também, para frisar o valor do trabalho do Pedro Ribeiro, que como alguns, por exemplo o Paulo Pereira, luta incansavelmente pelo desenvolvimento do naturismo no Brasil.

Houve na reunião, onde o Presidente da Federação, João Olavo, explicou o Plano de Trabalho Gestão 2011/2012 para os associados à ANA. Mostrou que nesta gestão, há assuntos que foram debatidos e deliberados na última década da Federação, mas que não haviam sido implementadas.

Por exemplo, o Centro de Estudos Naturista, que será discutido na reunião em Guarapari, com presença do grupo Naturismo Capixaba, que integrará o NATES- Naturistas do Espírito Santo e a Federação Brasileira de Naturismo, Outro ponto é o Museu virtual, a quem a Diretoria da FBrN incumbiu o Pedro Ribeiro para coordenar. João também esclareceu a Lei do Naturismo, que foi o primeiro ato da nova gestão da Federação.

"Indo ao Congresso Nacional, vimos que está já aprovada pela Câmara dos Deputados. Só que depois de anos sem movimentação, foi arquivada. Fomos assessorados pelo gabinete do senador Paulo Paim, a enviarmos novamente a Lei , a fim de recomeçar todo o trâmite. Porém, desta vez, sendo iniciada pelo Senado. Foi mantido o mesmo texto, escrito pelo naturista Pedro Ribeiro, em 1996", informou o Presidente da FBrN.

Ainda nesta explanação, João Olavo abordou o imprescindível uso do Cartão INF, e mostrou os dois que possui, ajudando assim a duas entidades, bem como a Federação.

Nesta Assembléia, foi ratificada a Ata de constituição jurídica da ANA. Os dirigentes da Federação demonstraram sua alegria em estar presentes num momento tão importante para a associação e, por consequência, para o naturismo brasileiro.

Por fim, foram definidas duas datas de eventos na praia de Abricó neste ano, que serão:

· Celebração ao Dia Mundial do Naturismo – com gincana e bingo - 05 de junho;

· Festa “Julhina” – Realização do São João em Julho – com almoço no local - 31 de julho.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco