quarta-feira, 18 de maio de 2011

2º Caravana FBrN: Federação divulga histórico da edição anterior

A 2ª Caravana FBrN está na estrada, desde 13 de maio, percorrendo áreas naturistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Durante as visitas, a Comitiva composta pelo Presidente da FBrN, João Olavo Rosés e a Secretária Geral, Rayssa Sousa, estão divulgando o histórico da primeira edição da Caravana. Confira na íntegra:

Aromas, sabores e impressões da 1ª Caravana da FBrN

Depois da transferência dos cargos da diretoria da FBrN em março, na capital federal, o presidente João Olavo , vice presidente Marcelo e secretária Rayssa rumaram para o Nordeste. Tiveram a companhia do presidente do Conselho Maior, Elias Pereira, e sua esposa Lili.

Em João Pessoa, a primeira atividade foi uma reunião conjunta com a atual diretoria da SONATA, no acolhedor Parque da Bica . Avaliada a Recomendação do Ministério Público da Paraíba, houve consenso que a FBrN também se manifestará sobre o assunto, defendendo o naturismo familiar.

A SONATA registrou sua decisão de solicitar a refiliação à FBrN, o que provocou grande alegria e entusiasmo nos dirigentes presentes. A visitação da praia de Tambaba permitiu amplo contato da diretoria com os nat

uristas lá presentes e mais uma reunião conjunta FBrN e SONATA, quando foi aprovada sua refiliação.

No dia seguinte ocorreu proveitosa reunião dos diretores naturistas, em Conde, com o prefeito Aloiso Regis e secretários municipais. N

um café da manhã tipicamente nordestino e após 3 horas de reunião, todos estavam de acordo de fortalecer a praia de Tambaba como referência nacional e internacional do naturismo.

Retornando a João Pessoa, a reunião de trabalho foi entre os Dirigentes naturistas, o Secretário de Estado do Turismo e a Presidenta da Paraíba Turismo. Na oportunidade foi reafirmado, pelo Governo do Estado, o apoio à praia de Tambaba como referência naturista nacional. A SONATA e entidades ambientalistas também presentes entregaram pedido para transformá-la em Área de Especial Interesse Turístico.

A comitiva, a seguir, percorreu o Centro Histórico de João Pessoa, fazendo uma visita especial a OCA de Piá Aborígene, cicerionada pelo conselheiro da FBrN José Wagner. Após um almoço típico, a comitiva da FBrN rumou para Gurugi.

A acolhedora Colina dos Ventos surpreendeu pela calorosa recepção, bons papos e vinhos e massas italianas saborosas. Daqui, o conselheiro Elias e Lili retornaram para Brasília, onde compromissos profissionais os esperavam.

No Aeroporto de Salvador o presidente da ABANAT, Miguel Calmon, esperava a comitiva da FBrN. Ele e sua família, bem como o conselheiro Ferro, foram incansáveis no bem acolher baiano, que incluiu a degustação de caranguejos. Chegamos em Massarandupió, após emocionante viagem, inclusive com um atolamento do veículo que nos conduzia. Um mungunzá típico nos esperava na Pousada da Alda, onde foram realizadas reuniões de trabalho com a ABANAT, para unir todos os seus

sócios e articular os diferentes interesses econômicos, mas – principalmente – iniciar a organização do IV EDN – Encontro de Dirigentes Naturistas. Na praia, no dia seguinte, fomos surpreendidos pelo calor de suas límpidas águas e por um prato típico chamado arrumadinho.

Em Vitória, ES, nos aguardava no aeroporto o presidente da NATES Márcio Braga. Ele e sua esposa Carmelita foram incansáveis na recepção capixaba e na longa viagem até Barra Seca. Lá conhecemos o condomínio naturista, comemos peixe com pirão, fizemos a emocionante travessia de barco até a praia, e a conhecemos. A mesma é mantida ecologicamente correta.

Seguimos de ônibus até o Rio de Janeiro, curtindo belas paisagens litorâneas. Na Cidade Maravilhosa a comitiva da FBrN entregou a Certificação de Área Naturista à praia de Abricó e manteve encontro informal com o presidente Pedro Ribeiro, debatendo questões locais e do naturismo brasileiro.

Também de ônibus os dirigentes da FBrN seguiram pela Costa Verde até Paraty, apreciando belíssimas paisagens. A chuva acrescentou mais emoção na travessia de barco até a Ilha de Jorubá. Debaixo de forte aguaceiro foram recebidos pela família Breuillac. Francis, Ter

esa e Eric foram inexcedíveis na calorosa recepção, no cardápio perfeito (maravilhosos pratos feitos pela própria Teresa, como lula recheada com farofa de peixe), bons vinhos e melhores papos. No dia seguinte e com tempo bom a comitiva conheceu a ilha e suas variadas opões.

A próxima etapa desta caravana foi em São Sebastião, já no Estado de São Paulo. Acolhidos pelo Paulo Ivo e sua família, na Pousada Praia Brava, muito conversamos sobre a possibilidade de transformação da praia de Boiçucanga em espaço naturista. O mau tempo impediu a visita programada, mas restou o encaminhamento de pedido de filiação à FBrN por parte da Pousada.

A viagem de ônibus para Guarulhos antecedeu o retorno da comitiva da FBrN. Na espera
no aeroporto, foi possível fazer uma avaliação geral desta 1ª Caravana. Inicialmente surpreendeu a forma calorosa e cooperativa por parte de todos os dirigentes naturistas, que não mediram esforços no sentido de viabilizar operacionalmente as visitações e os encontros de trabalho. Em segundo lugar causou surpresa a repercussão das visitas e reuniões de trabalho que provocaram inúmeros contatos de outros locais solicitando também sua inclusão em roteiros próximos. Acreditamos que esse momento era ansiosamente esperado há tempos. As entidades naturistas e seus dirigentes desejavam que os integrantes da FBrN fossem in loco dialogar e olhando - olhos nos olhos - debatessem os seus problemas e apreciassem suas sugestões. Outra questão importante foi à percepção da existência de diferenças muito significativas entre os diferentes espaços naturistas. Mas a impressão mais forte recolhida pelos dirigentes foi da motivação provocada por esse périplo. O presidente João Olavo ressaltou, ao final, a responsabilidade da atual diretoria na implementação das questões encaminhadas e aprovadas. Em hipótese alguma poderemos frustrar essa expectativa tão positiva acalentada pelas caravanas que levarão os atuais dirigentes da FBrN a todos os lugares naturistas brasileiros até o final deste ano.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco