quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Caravana FBrN chega ao Sítio São João

Fim de tarde de sexta-feira. Chegamos ao Sítio São João e fomos recepcionados por naturistas que já estavam a nossa espera, com um delicioso prato de bacalhau feito pelo naturista Augusto. O fim da noite foi marcado com muito bom humor e bons papos.

Sábado pela manhã, café com frutas colhidas no próprio sítio, e estiveram presentes durante todo o dia, representantes do grupo NatES – Naturistas do Espírito Santo e as meninas Malu, Lucienne e Mara, do mesmo grupo, prepararam os acompanhamentos para o saboroso churrasco servido de almoço. Às 15h, o presidente do grupo Naturismo Capixaba Evandro Telles, deu início a reunião conjunta do grupo com a FBrN e o NatES. Agradeceu a presença da FBrN, mais uma vez, no Espírito Santo e enfatizou sua felicidade pela presença de sua irmã Jaldete, que aos 64 anos visitou pela primeira vez um espaço naturista. Leu o texto de sua autoria falando sobre contemplação da vida e falou também sobre a necessidade da leitura para a formação cognitiva dos naturistas e após o debate passou a palavra para o representante do NatES, Geraldo que agradeceu a não só a oportunidade de participar não só do econtro conjunto, como também da inédita possibilidade de organizar o XIII CONGRENAT através da ação dos dois grupos. Logo a seguir, foi dada a palavra para o João Olavo, pelo Evandro que lhe entregando uma lista que consta quase duas centenas de itens de textos á monografias, que já fazem parte do CENA- Centro de Estudos Naturistas.

O presidente da FBrN abre sua fala parabenizando o importante trabalho dos grupos Naturismo Capixaba e NatES, por isso a sua terceira visita ao Estado e oficializa a sede do XIII CONGRENAT, que realizar-se-á na praia naturista de Barra Seca, no primeiro trimestre do ano de 2013, pelos dois grupos e que o ingrediente principal para que este seja melhor do que o III EDN, realizado na mesma praia, será a já existente UNIÃO e participação de todos e para auxiliar os presidentes dos dois grupos no que for preciso, João Olavo incumbiu o diretor da Federação e naturista no ES, Leonardo Espínola. Anuncia para os presentes que o Evandro Telles será um dos palestrantes do II FAN- Fórum de Assuntos Naturistas e sua esposa Romilda, coordenadora das atividades esportivas e lúdicas, ambos no VIII EBN Caldas Novas. Aborda a imprescindível inserção social, através por exemplo, boas ações pelos naturistas e presença no sistema educacional, como a universidade, mas que para isso, os naturistas devem ter orgulho de seu estilo de vida e tirar as máscaras, assumindo-se como tal, assim, poderemos crescer, convidando também pessoas de nosso entorno relacional, como familiares e amigos. A presença dos jovens também foi assunto do presidente, diz que iniciativas como a do 4° Open Surf Naturista em Tambaba, favorecem o interesse dos mesmos na prática do naturismo. Além destes, o Cartão INF também foi citado, na sua importância como estímulo para que os naturistas conheçam outras áreas, como forma de cadastramento dos praticantes e forma de sustentabilidade financeira para as entidades e a própria FBrN. O presidente João Olavo encerra motivando e emocionando os presentes, quando aborda que o naturismo é uma filosofia de vida transformadora, que após o nosso autoconhecimento que a mesma proporciona, temos consciência de que podemos, de forma natural, mudarmos, para sermos melhores.

Domingo bem cedinho, naturistas saem para fazer caminhada, como programado. A secretária Rayssa os acompanha e registra as belezas naturais encontradas pelo caminho de Buenos Aires e a vista do mirante da Serra que descortina a cidade de Vitória. Já de volta, passeio para pegar cana de açúcar, doce e bem macia cultivada do próprio sítio. Em seguida, bingo animado pela divertida Romilda onde o presidente João Olavo foi contemplado com uma caixa de chocolates, dividida com os naturistas após o delicioso almoço com kibe, preparado pela Maria Luzia e uma tarde agradável de sol com mais piscina e muito bate papo. Ao final do dia, a dolorosa despedida do sítio.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco
Contato: giullianopacheco@hotmail.com