quarta-feira, 10 de agosto de 2011

João Olavo relata como ocorreram as visitas da 3ª Caravana FBrN


No dia 8 de julho, iniciamos o terceiro roteiro da “Caravana FBrN”. Saímos do frio de zero graus diretamente para a calorosa cidade de Manaus. Do avião conseguiram avistar o famoso “Encontro das Águas” do Rio Negro com o Solimões. Em solo amazonense, a caravana foi recebida pela diretoria do grupo naturista GRAÚNA. Passeamos pela cidade e provamos comidas típicas. No domingo (10), realizamos reunião conjunta de trabalho entre FBrN e GRAÚNA, que teve como início, a fala do past vice presidente da FBrN Jorge Bandeira, que relatou sobre o início e a frequente dificuldade do naturismo no Amazonas, face seu isolamento. O primeiro grupo chamado GRUNAPA que passou para SONAPA, ambos se extinguiram, mas ficou como legado o atual GRAÚNA. Jorge transcreve o início do grupo GRAÚNA, foi colocado um anúncio no jornal “A Crítica” a fim de recrutar pessoas interessadas na filosofia naturista e enfim, no dia 25/07/2003, na residência dele o grupo foi fundado, com o apoio da Maria Luzia (presidente da FBrN na época) que os auxiliou nos fundamentos teóricos e filosóficos do naturismo e a quem eles carinhosamente chamam de “madrinha”. Jorge afirma que, após oito anos, o trabalho deles vai além, buscando reencontrar as origens dos índios pré-colonização europeia na Amazônia e luta contra o excesso da individualização que segundo ele “É a mazela do século XXI!”. Em seguida, o atual presidente do GRAÚNA, Iran Lamego, fala da importância da coletividade, não só no naturismo, mas também em toda a sociedade. Aborda as incansáveis estratégias de buscar novos membros como, panfletagem, passeatas, feiras e o teatro , que aliás, é presente no meio naturista de Manaus. Embora essas tentativas não tenham tido muito êxito, o grupo não desiste e está sempre em busca de novas ideias para dividir com os outros as maravilhas que o naturismo proporciona.

Em minha fala, tentei demonstrar minha alegria de estarmos todos reunidos com a presença do professor americano Bruce Willis, naturista, que veio dar palestra sobre teatro e também vivenciar com o GRAÚNA e FBrN o verdadeiro naturismo, a fim de levar para seu grupo, novas ideias da organização do naturismo brasileiro. Agradeci aos cuidadores espirituais por permitirem que esse encontro acontecesse, este, que é um resgate da dívida da FBrN para com o GRAÚNA, uma vez que os pasts presidentes Elias e Tannús haviam prometido uma visita ao grupo, porém, por outras questões não puderam, mas que através da nova diretoria se fizeram presentes e cumpriram a promessa. Parabenizei o trabalho do grupo e mencionei o Naturismo Capixaba, pois ambos estão no caminho certo do desenvolvimento do naturismo. Juntam a teoria e a prática, embasando fortemente a formação de naturistas. Enfatizei também o ótimo trabalho na articulação com redes sociais, como exemplo a Marcha da Liberdade realizada pelo Coletivo Difusão, a defesa da não construção do Porto das Lajes, a aprovação da Lei do Naturismo, entre outros temas defendidos pelo GRAÚNA. Falei também sobre as ações de curto, médio e longo prazo, a realização do Plano Estratégico Decenal, lança nova diretoria, a de Cultura no qual será exercido por um integrante do GRAÚNA e a Coordenadoria dos Assuntos Pan Amazônicos, que será exercido pelo naturista Jorge Bandeira. E em meio aos depoimentos dos integrantes do grupo, de aceitação do corpo e de si mesmo, adaptação para a nudez, dificuldade de divulgação e novos naturistas, encerramos a reunião com a frase “Devemos ter coragem para desafiar o impossível, pois esses momentos são os fundadores de novos mundos possíveis”.

A caravana da “Caravana FBrN” despediu-se de Manaus e rumou para Massarandupió, BA, onde foi realizado o IV EDN e I Fórum de Assuntos Naturistas. Já na quinta (14), início do evento, todos se reuniram na sede da Associação dos Moradores e Amigos de Massarandupió para realizarem suas inscrições. Foram recepcionadas por duas baianas que distribuíram fitas do Senhor do Bonfim e banho de alfazema, o chamado “axé”, além de um delicioso Coffe Break com comidas típicas nordestinas feitas pelas pessoas da comunidade.

João Olavo Rosés

Presidente da FBrN

Algumas fotos da viagem:

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

giullianopacheco@hotmail.com