quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Encontro de Dirigentes Naturistas discute os rumos do naturismo no Brasil

A Associação dos Moradores e Amigos de Massarandupió foi na sede desta associação, que crianças e jovens da comunidade local realizaram apresentações de dança típica do nordeste, o que mostrou, mais uma vez, que a interação de uma entidade naturista junto a sociedade não naturista é possível.

Os naturistas se depararam com uma peculiar feira de artesanato local tendo como exemplo de objetos expostos chapéus e bolsas. Esta, foi realizada em parceria com a ABANAT e a ADAM – Associação das Artesãs de Massarandupió. As 14h foi aberto oficialmente o evento, dando sequência para os trabalhos do IV EDN. Confira a pauta da reunião:

Roteiros da Caravana FBrN. Filiações e refiliações. Diretorias e coordenadorias. Sustentabilidade financeira da FBrN e federadas. Recomendação do Ministério Público. Inserção do naturismo na sociedade civil. CENA- Centro de Estudos Naturistas. Museu Luz Del Fuego. Museu Virtual. Lei do Naturismo. Redes sociais. Dia Mundial do Naturismo. Articulação da entidade e federadas com questões ambientais contemporâneas. Programa Nacional Integrado de Eventos – biênio 2011/2012. Identificação de entidades comerciais que aceitam eventos naturistas. Votos de Louvor. Protocolo de Intenções com Universidades. Censo e pesquisa naturista. Planejamento Estratégico Decenal.

Os assuntos foram debatidos pelo grupo com muita objetividade. O que deu certa fluidez á condução do Presidente João Olavo. Entre outros pontos, ficou decidido que o V EDN, que será em 2012, será realizado pela AAPP em Balneário Camboriú e o XIII CONGRENAT, após apresentação do projeto pelo dirigente Márcio Braga, o NatES e o Naturismo Capixaba o sediarão, no ano de 2013. Ainda em meio aos trabalhos, o representante do Naturismo Capixaba, Norberto, leu mensagem do grupo, dirigida ao evento, dada a relevância do texto, o mesmo ficará anexado á ata. Para os assuntos não resolvidos no mesmo dia, foram estabelecidos grupos de trabalho para desenvolver opções de como melhor executar as ideias, que há muito são discutidas nos encontros da Federação, como exemplo as dos museus Luz Del Fuego e Virtual. Já na parte da noite, a AMAM e a ABANAT ofereceram para os participantes, um luau com frutas, vinho e muita água de coco e contaram com a presença dos nativos para, mais uma vez, animar a festa com o Samba de Roda, ritmo típico da comunidade.

Sábado pela manhã, o presidente João Olavo encerrou a pauta da reunião que foi aberta na sexta e concluiu sua fala, convidando todos os presentes, para participar do VIII Encontro Brasileiro de Naturismo em Caldas Novas, de 27 a 30 de outubro deste ano, pelo GOIASNAT e PLANAT. Após o término da reunião, pela primeira vez num evento naturista, houve o Momento de Reflexão, espaço reservado para assuntos ligados á espiritualidade. O filósofo João de Deus teve um bate papo com os naturistas, abordando a Auto Sofia (autoconhecimento). Após a pausa do almoço, também pela primeira vez, foi realizado do I FAN – Fórum de Assuntos Naturistas. Na abertura, o presidente João Olavo ressaltou a importância da realização deste fórum de debates sobre assuntos de interesse do naturismo e transferiu a condução do fórum, como mediador, ao diretor de Assuntos Especiais José Antônio Ribeiro Tannús.

O primeiro palestrante foi o professor pós doutor Benjamin Mendes, vice prefeito de Entre Rios que abordou de forma brilhante e interativa o tema Turismo Sustentável, em seguida, foi a vez da bióloga Mariana, do Projeto TAMAR – IBAMA que relatou a sua emocionante experiência com a preservação da área de desova de tartarugas marinhas, na qual a praia de Massarandupió está inserida. Em seguida, o mediador coordenou as perguntas e respostas sobre os temas abordados e sintetizou, ao final, que o movimento naturista deve cada vez mais desenvolver suas ações em harmonia com a natureza.

No domingo, o encerramento do evento ficou por conta das competições esportivas, como corrida de saco, vôlei de praia e futebol de areia, houve também uma oficina de artesanato oferecida pelas integrantes da ADAM. Ao final, houve premiações e homenagens a naturistas que fizeram e fazem história no naturismo da Bahia e do Brasil, especialmente o presidente João Olavo, que encerrou todas as atividades do evento agradecendo e parabenizando os organizadores, os dirigentes naturistas presentes, concitando a fortalecer o naturismo como uma filosofia de vida.

O IV EDN e o I FAN foram uma admirável surpresa para todos que vivenciaram este agradável e construtivo momento. A Federação retransmite sua gratidão aos esforços dos idealizadores e colaboradores para a realização destes eventos. Muito Gratos!

João Olavo Rosés

Presidente da FBrN


Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco
giullianopacheco@hotmail.com