sexta-feira, 24 de junho de 2011

Revista publica reportagem especial sobre naturismo no Brasil

Revista sobre meio ambiente, com texto de Pedro Burgos (Revista Superinteressante) traz reportagem especial sobre o naturismo, relatando a história da prática no Brasil e destacando Tambaba como a primeira praia de naturismo oficial no país.

Informa ainda que a Federação Brasileira de Naturismo - FBrN conta atualmente com cerca de 300 mil naturistas no Brasil, 29 grupos regionais, dez praias oficiais e alguns clubes. Conta que o investimento para criar um Resort Naturista no Brasil é bem baixo comparando com os custos em outros países.


A edição circulou no mês de maio deste ano.

Leia a reportagem na íntegra: CLIQUE AQUI

Para conhecer a revista completa, neste caso a edição do mês vigente, acesse:http://www.portaldomeioambiente.org.br/revista/apresentacao.htm


Notícia publicada no Jornal Olho Nu em 24/06/2011


Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

Artigo: INCLUSÃO SOCIAL E NATURISMO


Desde que o homem desceu das árvores ele tem necessidades especiais, precisou de instrumentos que pudessem ajudá-lo na sua caça competindo com os verdadeiros assassinos naturais. Mais ainda, precisava de outros para que lhe ajudasse. Assim tornou-se um macaco caçador desenvolvendo suas técnicas na caça e ao mesmo tempo na sua cooperação social. “O Macaco Nu” de Desmond Morris.

Eis que surge na atualidade o termo “inclusão social”. Antes os da própria espécie se preservavam e agora, em pleno século XXI precisamos fazer “inclusões sociais”? Deixa bem claro que existe exclusão, essa mania de esconder através de palavras bonitas a doença, o câncer não curado de uma sociedade que se chama “preconceito” não irá ajudar em nada. Não precisaríamos de “inclusão” se todos se olhassem com igualdade, não somos estranhos uns aos outros, a fonte que criou a vida é a mesma.

O nosso modelo econômico adora estatística. Os índices preferidos são: média, desvio-padrão, maiores consumidores de uma região, quais produtos são consumidos e para evitar enganos conta ainda com a probabilidade de erros de amostras. Enfim, sempre voltados para a maioria, todos esses indicadores são influenciados pelo número de amostras obtidas. As coisas são criadas a partir desse padrão, e a minoria? Onde fica nesse jogo?

O filósofo Paulo Ghiraldelli Jr em seu artigo “O fim da inclusão?” em 10/06/11 coloca algo interessante para ser pensado: “Posso tranquilamente redescrever esses corpos como perfeitos, sabendo muito bem que a imperfeição é do meio ambiente, e de responsabilidade ou da natureza, que pode ser mudada, ou da mentalidade de arquitetos e designers, que deve ser mudada”. Continua ele no parágrafo seguinte dizendo: A própria palavra “inclusão” deverá desaparecer ou, no mínimo, ser usada de outra maneira. Afinal é o mundo que tem de ser incluído na vida das pessoas. Não temos que descrever as pessoas como peças ruins que estão fora do mundo e devem ser “incluídas”.

Quem precisa de inclusão são nossos animais muitas vezes maltratados por crianças nas ruas ou por adultos que colocam neles fogo por prazer de vê-los morrerem. São os animais colocados em laboratórios para testes em total demonstração de falta de humanidade. “A Verdadeira Face da Experimentação Animal” de Sérgio Greif & Thales Trêz. O ser humano não, ele está incluso é a Sociedade que deve se adequar e não adianta usar termos pomposos para fugir a essa responsabilidade ou esconder seus preconceitos.

O Naturismo aprende o que a natureza ensina, não é cortando o corpo para se ajustar à calça e sim a calça que deve ser ajustada. Logo, Naturismo como uma filosofia igualitária, libertária dentro dos princípios de harmonia e respeito jamais poderá usar as palavras inclusão ou exclusão, sejam por quais motivos forem. Sei que nesse ponto sempre é lembrado sobre o problema de homens desacompanhados, penso que a atitude mais correta poderá ser resolvida por uma questão de gerenciamento e não por repressão, chega de invencionice.

Nascemos para crescer e evoluir e o Naturismo tem que mostrar seus objetivos que contribuem para fazer o ser humano melhor: a) igualdade entre os sexos; b) Eliminação da obsessão do corpo; c) Aceitação de si mesmo; d) respeito à natureza; e tantos outros mais que podemos elencar. O que precisa para isso? CONSCIENTIZAÇÃO. É preciso estudar Naturismo à luz de outros valores sociais, é preciso que os que praticam possam sentir orgulho e não precisem ficar escondidos atrás de máscaras. Como me disse o Gilson Ribeiro falta doutrinação e eu ainda insisto com a leitura de livros, artigos etc.

No processo de conscientização chegará uma hora que o indivíduo perceberá a riqueza do Naturismo, que ele está tão livre que as roupas se tornam indiferente. Nos dias frios vamos nos encontrar vestidos, nos de calor vamos tirar. Tudo na maior naturalidade, sem nenhuma dificuldade. Mas em todos os encontros vamos também discutir assuntos relevantes para a espécie humana, não ficando alheios aos problemas sociais e sim numa profunda compreensão das dificuldades dos nossos semelhantes.

São nossos valores que devem ser incluídos na célula do corpo da sociedade, abraçando as causas em defesa dos animais, do meio-ambiente, da liberdade ou qualquer outra que traga dignidade ao ser humano. Aprendemos que a nossa nudez é digna, agora temos obrigação de ensinar, é a única inclusão que podemos fazer, a inclusão de nossos ideais para construção de um mundo melhor.

Evandro Telles
24/06/11
www.evandrotelles.blogspot.com

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Federação divulga roteiro da 3ª edição da Caravana FBrN


A Federação Brasileira de Naturismo comunica que dará continuidade a visitação e reuniões de trabalho nos espaços naturistas nacionais. O presidente João Olavo Rosés e a secretária Rayssa Neves de Sousa divulgam o roteiro da 3ª edição da Caravana FBrN.

No dia 8 de julho, embarcam às 6hs17min, para Manaus (AM), através do vôo 5308 da TRIP desembarcando na capital do Amazonas às 12h05min.

Dias 9 e 10 julho, João e Rayssa participam de visitações e reuniões de trabalho com os integrantes do GRAÚNA (Amazonas) e SONAPA (Belém/PA) e, se possível, com representantes dos países Pan-Amazônicos. Dia 11, segunda-feira, conhecerão Manaus e arredores.

Embarcam para Salvador (BA) no dia 12 de julho, às 2h10min pelo vôo GOL 1605, chegando à capital baiana às 8h40min, com destino a Massarandupió/ BA, para reuniões preliminares e providências finais do IV EDN - Encontro de Dirigentes Naturistas, que acontecerá de 14 a 17/07/2011. Dia 18, segunda-feira, conhecerão Salvador.

No dia 19 de julho, terça-feira, rumam para Recife (PE), através do vôo 4178 da AZUL, às 1h48min, chegando à capital pernambucana às 2hs46min, onde realizam transfer para João Pessoa (PB). Nessa capital e nos municípios de Alhandra e Conde cumprirão extensa agenda de audiência com autoridades e reuniões de trabalho com entidades naturistas e suas parceiras.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

Abricó festejou o Dia Mundial do Naturismo

São Pedro deu um alívio: o sol brilhou em todo final de semana Mas não só isso, o mar ficou calmo e a areia da praia voltou. Resultado, as condições foram as ideais para a realização dos festejos do dia Mundial do Naturismo na praia do Abricó.


Img: S. Faria

A "Corrida do Saco" foi uma das provas

A Associação Naturista de Abricó organizou uma série de atividades recreativas e competitivas em forma de gincana que reuniu com muita alegria dezenas de participantes nas provas realizadas sob a decoração, preparada especialmente para o evento.


Para complementar, foi montado um buffet de frutas onde todos que quiseram participar puderam saborear um menu variado. Ao final do dia todos que participaram e todos que ficaram apenas assistindo as competições desejaram que o próximo evento, a festa "julina", programado para o final de julho chegue rapidamente para mais uma saborosa tarde de alegria.


(enviado em 20/06/11 por Pedro Ribeiro)

Artigo: NATURISMO – MUITO ALÉM DA SUA IMAGINAÇÃO

Não preciso repetir aqui a definição de Naturismo, já foi colocada em muitos textos e encontra-se disponível nos sites da FBrN, INF e em diversos blogs que tratam do assunto. Entretanto, muitos nem imaginam o alcance quando é citada na sua definição “harmonia com a natureza”, foge à compreensão da maioria das pessoas. Mudar a definição não irá adiantar em nada, provavelmente teremos novos erros e assim irá perpetuar a nossa ignorância para entender a sabedoria da natureza, qualquer novo conceito só tende a piorar.

Ficar em harmonia com a natureza é estar integrado a ela, é se tornar uno. Você dentro do mar é ser também o oceano. Se olharmos a uma distância maior nem mesmo seremos notados dentro dele, somente a água será vista. Onde está a sua individualidade? Onde está a sua inteligência? Onde está você?

Na entrevista que fiz para João Carlos publicar em seu blog, a primeira pergunta formulada era sobre de onde vem a inspiração para escrever sobre temas voltados ao Naturismo. Eu disse que não sabia, e não sei mesmo. A inspiração ocorre quando o indivíduo deixa fluir. E o que é deixar fluir? É quando você se integra com o todo, quando reconhece que a inteligência não é sua, não é você que expressa. É a existência que se manifesta dessa forma. Não há privilégio, o eu desaparece. Einstein diz que tudo o que ele descobriu, descobriu em momentos em que ele estava ausente, quando repentinamente, algo o possuiu – a consciência total. O mesmo ocorre com pessoas talentosas nas artes, pintura, música, matemática, poesia. Enfim, os créditos da criação devem ser dados para todos e não para uma pessoa específica, somos somente um instrumento.

O que estou tentando dizer é que a harmonia com a natureza é algo mais profundo do que se possa imaginar, está além da nossa imaginação. O corpo humano é constituído de poros para deixar fluir, se você se fecha não há como a existência se manifestar. Se você só faz críticas não tem como criar coisa alguma porque está fechado em si mesmo, nos seus próprios argumentos na busca da razão, é individualizado. Quer mudar alguma coisa? Tente construir diferente, da forma como você pensa. Assim irá crescer, algo novo surgirá.

Heráclito, filósofo pré-socrático, considerado o pai da dialética disse:

O ser humano não é racional

Somente o que o circunda é inteligente.

Devido a seu ceptismo,

o divino não é notado pelas pessoas.

Faça um pequeno esforço e tente entender que a natureza funciona com os opostos, o rio corre entre duas margens, você pode entender que os que estão na outra margem fazem oposição e, no entanto, ambas são necessárias, são dois lados da mesma moeda. A vida só se manifesta com os opostos “mulher” e “homem”. Noite e dia, luz e escuridão, vida e morte, positivo e negativo. Ir para o extremo é ficar à margem da natureza, não significa harmonia, e o ser humano continua lutando contra alguma coisa, sempre querendo impor e jamais consegue conquistar sua própria liberdade, porque ele está sempre distante da sua natureza. Essa é a origem de toda violência e de todo fanatismo.

Que tipo de harmonia queremos criar quando não se busca a consciência do que fazemos com a natureza? O vídeo mostrado no endereço abaixo demonstra a nossa ferocidade, é preciso ter coragem para expor a nudez, que começa pela mente e não pelo corpo.

http://www.olharanimal.net/component/videoflow/?task=play&tmpl=component&layout=lightbox&id=21

Naturismo não tem dono, não tem domínio, é consciência da própria natureza humana que quer encontrar paz e vive em guerra. A nudez estimula a pensar diferente e por esse motivo não existe diferença entre Nudismo e Naturismo, o resultado é o mesmo.

Foram eleitos novos representantes da Federação Brasileira de Naturismo e a mensagem que deve ser levada para os quatro cantos desse país é que o Naturismo é harmonia e que está muito além do que imaginam.

Evandro Telles

www.evandrotelles.blogspot.com

Artigo: SIMETRIA NO UNIVERSO NATURISTA

Parece que o ser humano sempre teve a necessidade de acreditar em algo além de si mesmo, deus sol, deus lua são alguns exemplos. Mudar as crenças sempre exigirá um esforço adicional porque os conceitos, que vêm de outras gerações, são considerados verdadeiros e não são discutidos até mesmo por comodismo, podemos ser julgados como revolucionários, rebeldes, ou loucos.

A simetria faz parte do nosso cotidiano, estamos cercados de objetos simétricos: cadeiras, mesas, telefones. Certamente existe a beleza, mas mesmo dentro do conceito científico, beleza não é fácil de ser definida (Criação Imperfeita de Marcelo Glaiser) e do conceito filosófico também existe muita discordância (Evando Nascimento, Revista Filosofia nº 46).

A crença de que tudo o que é simétrico é belo, e toda beleza é divina, forçou os indivíduos acreditarem que a beleza é essencial para ser uma criação de Deus porque jamais um ser perfeito faria algo imperfeito. Como disse o poeta Vinícius de Moraes “Me desculpem as feias, mas a beleza é fundamental”. Um grave deslize, nem mesmo a metade do nosso rosto é igual à outra. Isso nos remete às seguintes conclusões:

- Nem tudo o que belo é verdadeiro

- A simetria na nossa natureza na verdade não existe

- O que é belo depende do modo como vemos, é individual.

As maiores descobertas científicas e o desenvolvimento de fórmulas matemáticas foram originados nas observações da natureza. Estamos ainda na busca de novos conhecimentos, os cientistas reconhecem que ainda temos muito para aprender, sabemos muito pouco das nossas origens, tudo não passa de suposições e teorias, mas temos a informação que o universo não é perfeito e também não é simétrico.

O interessante é que a mesma conclusão dos cientistas pode ser dita quanto ao universo naturista, não é perfeito e muito menos simétrico. Por isso, para o naturismo não importa se é gordo ou magro, alto ou baixo, preto ou branco, não importa a religião que professa, as opções sexuais, as ideologias políticas, nem o modelo econômico que cada um defende. É dentro desse pensamento que o movimento naturista se sustenta, com respeito às individualidades de cada um. É pelo exercício da nudez que será possível jogar os lixos mentais para fora.

A filosofia naturista é igualitária, defende a harmonia de todas as diferenças, não suporta as guerras porque é pacífica, nem a escravidão porque é apoiada na liberdade, valores que o tempo não mudam. Já vimos muito na história humana atos bárbaros que não trouxeram nenhuma dignidade em pertencer a esta espécie, e não desejamos que fatos passados se repitam, já temos muitos arrependimentos, precisamos criar uma sociedade mais justa e mais humana, com a consciência das nossas imperfeições.

Por esse motivo sempre faço a sugestão de não misturarem as sintonias, religião não tem nada a ver com naturismo, Adão e Eva não eram naturistas da mesma forma que os nossos índios também não eram, a filosofia naturista surgiu por volta de 1903 com intuito de reintegrar o homem à sua natureza. Mas parece que muitos ainda insistem em misturar conceitos. Porque será? Porque é difícil mudar as crenças. Não se pode querer justificar a nudez com base na fé religiosa, nada a ver, no máximo poderá inspirar aos praticantes do nudismo um contato mais íntimo com a sua espiritualidade, e só.

Fomos induzidos a pensar sobre o corpo de uma forma errada; não pode ser visto naturalmente porque se tornou corpo-pecado, algo que tem que ficar escondido. E assim ficamos distantes da nossa própria natureza e é onde se observa as origens de muitos desvios sociais.

Precisamos criar argumentos, muitos argumentos, que possam mostrar a riqueza da filosofia naturista e que só serão obtidos por meio do conhecimento e dos exemplos que podemos dar de amizade e respeito. Mesmo com esse conhecimento temos que admitir nossa ignorância sobre o universo. Como disse Sócrates: “Quanto maior a sabedoria, mais óbvia deve ser a dimensão da nossa ignorância.” Temos muito o que aprender com as imperfeições do mundo natural.

Marcelo Gleiser sugere: “Não seria a hora de celebrarmos um tipo diferente de beleza, inspirado nas imperfeições da Natureza em vez das suas supostas perfeições?” Creio que sim, mas temos que evoluir culturalmente e sermos ousados em mudar as nossas crenças de corpo-perfeito, corpo-pecado e não esquecermos da nossa própria realidade como seres naturais, imperfeitos e assimétricos.

A Natureza é bela por ser imperfeita e por ser assim é que estamos todos aqui, e será com atitudes de respeito para com todos os seres que se fará a grande diferença na história da humanidade.

Evandro Telles

www.evandrotelles.blogspot.com

23/09/10

terça-feira, 21 de junho de 2011

Federação convida público para Encontro de Dirigentes Naturistas

A Federação Brasileira de Naturismo convida a todos para participarem do IV EDN - Encontro de Dirigentes Naturistas, em Massarandupió/BA. Este importante evento terá, de forma paralela, o I Fórum de Assuntos Naturistas, que acontecerá de 14 a 17 de julho próximo e está sendo organizado pela ABANAT - Associação Baiana de Naturismo. Para maiores informações acessem www.abanatmassarandupio.blogspot.com

O Jornal Olho Nu, o Portal Brasil Naturista e o site oficial da FBrN publicam material de divulgação sobre o evento. O diretor de Comunicação da FBrN Giulliano Pacheco dará ampla divulgação deste convite oficial da Federação. Enviar material para giullianopacheco@hotmail.com

A MDM Naturs também é parceira do evento e possui pacotes para os interessados em participar neste importante encontro naturista. Para tanto basta entrar em contato com Eduardo Oide, através do celular (11) 9950-8610, site: www.mdmnaturs.com.br ou e-mail: eduardo@mdmnaturs.com.br. Também através dos telefones: (11) 4432-2057 - 3423-9663.

"É de fundamental importância para o sucesso do evento a sua ampla divulgação junto aos integrantes de cada um dos espaços naturistas brasileiros. Para sua melhor organização os dirigentes e naturistas em geral devem confirmar - via e-mail - sua participação diretamente ao presidente da ABANAT (migcalmongama@yahoo.com.br)", destacou o Presidente João Olavo Rosés.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Federação anuncia 3ª edição da Caravana FBrN

A Federação Brasileira de Naturismo confirma o início da 3ª Caravana da FBrN pelo Brasil. Com saída de Porto Alegre, dia 8 de julho, com destino a Manaus (AM), o Presidente João Olávo Rosés e a Secretária Geral Raysa Sousa, ficaram por lá até 11 de julho. Estarão reunidos no GRAÚNA, com seus integrantes e demais naturistas nortistas - especialmente os representantes da SONAPA - e, se possível, com os países pan amazônicos.

Sairão de Manaus, dia 12 de julho, para estarem em Massarandupió (BA), onde acontecerá o IV EDN - Encontro de Dirigentes Naturistas de 14 a 17 de julho. Posteriormente, estarão na Paraíba, onde ocorrerão audiências em João Pessoa e Alhandra. Além disso, ocorrerão visitações e reuniões de trabalho com a SONATA e Colina dos Ventos.

A FBrN também informa, por oportuno, que a partir do dia 15 de junho à 15 de julho, a Federação Brasileira de Naturismo estará percorrendo o mundo naturista europeu através do seu Diretor de Relações Internacionais Diogo Moreschi, que visitará entidades e espaços naturistas na busca de intercâmbio de informações e articulação política. O nosso diretor terá a cobertura jornalística da Revista e Portal Brasil Naturista (www.brasilnaturista.com.br), através do projeto Pelados da Europa, sob o comando de Carina Moreschi e Glacy Machado.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

Comemoração do Dia do Naturismo na Colina dos Ventos

Dezenas de naturistas lotaram a Chácara Colina dos Ventos, no último finalde semana, para se divertir e comemorar o Dia Internacional do Naturismo.Num clima de total descontração e amizade, os hóspedes puderam aproveitaroespaço e sua natureza exuberante, além da praia de Tambaba, que fica alipertinho. Animados, os hóspedes nem esperaram a festa programada para o final desemana começar.

No sábado à noite, logo após o jantar, o pessoal afastouascadeiras, pediu para aumentar o som e transformou a varanda numaverdadeiradiscoteca, que avançou noite adentro. Teve gente que subiu na mesa paradançar, gente que animou a festa, e até gente que caiu na piscina em plenamadrugada. Só não teve quem ficasse parado.

Na Chácara Colina dos Ventos é assim. Mesmo antes de a festa começar, oshóspedes já estão animados e embalados por boa música, comes, bebes eótimasamizades. Não há tempo ruim por lá. O clima é sempre de festa. No domingo, a programação da Colina dos Ventos continuou.

Os proprietários, Simona e Andrea, abriram as portas da chácara para que os naturistas queestavam em Tambaba pudessem aproveitar o que há de melhor na Colina, e sempagar nada. Por isso mesmo, o final de semana foi mais longo. Até o começoda noite de domingo tinha gente na chácara aproveitando os últimosmomentosdo Dia do Naturismo. Afinal de contas, o próximo só no ano que vem. Mas não precisa esperar até lá para se divertir na Chácara Colina dosVentos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

GRAÚNA receberá o Presidente da Federação

O Grupo Amazônico União Naturista - GRAÚNA, comunica a presença do Presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo Rosés, no dia 9 e 10 de julho (sábado e domingo). Além disso, informa que a próxima ação do grupo será dia 26 de junho, domingo, no sítio do Paulo.

"No próximo comunicado vou falar da presença do Bruce Dean Willis, professor da Tulsa University(EUA), naturista, que deve estar conosco também neste encontro de Julho", relatou Jorge Bandeira, Diretor de Cultura e Divulgação do GRAÚNA.

Confira agora o Artigo escrito por Jorge Bandeira em comemoração ao Dia Internacional de Naturismo.


5 DE JUNHO DE 2011 - DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE E DO NATURISMO

*Jorge Bandeira

Dia 05 de junho é O DIA DO NATURISMO. Podemos comemorar muitas conquistas e lembrarmos muita gente boa que tem contribuído com este senhor mais que centenário chamado de NATURISMO. Ok estamos todos nus em nossos clubes, praias, em nossas casas, etc. Não é o suficiente. Jamais será suficiente, temos que persistir a cada dia, de forma incansável, para garantir este NATURISMO no futuro que nos desafio pelo presente carregado de tantos desafios.

E estamos envelhecendo, e os jovens acanhadamente adentram em nossa nau naturista. Estamos envelhecendo, bem, nus, lógico, é verdade, mas este tempo implacável nos alcança em cada segundo de nossas vidas. Precisamos com urgência de novos nomes, novos naturistas, pensadores do naturismo, gente que entenda este projeto filosófico não de forma pragmática, aleatória, destrambelhada, aventureira. Muitos já nos abandonaram e voltaram para suas velhas e carcomidas roupas, suas roupagens escamoteadas. Alguns quiseram um embate de ideias, e não saíram da Nau nua, da “Nauturista”.

Mesmo no antagonismo continuam a nossa luta, com um mesmo propósito: um melhor naturismo para todos nós, para todas as regiões deste imenso Brasil, também feito de particularidades. Acredito que esta “miscigenação” toda, das ideias naturistas, tem feito um bem danado para o movimento naturista organizado. Cada qual em seu quinhão, com suas premissas, com suas particularidades. E por tudo isso é que a garantia do Código de Ética do Naturismo tem sido visto com muito carinho e consideração, sendo nossa “meta mater”, nossa mãe fraternal, nossa guia inseparável. Estamos num grande momento, sem protagonistas ou arautos de um naturismo “verdadeiro”, vivenciamos hoje um naturismo democrático, que apela para o bom senso de todos. Este é o naturismo deste século XXI em sua segunda década que iniciamos neste 2011.

Agradeço a todos que ainda estão conosco. Não basta apenas ficarmos onde já estamos, outra batalha sobre a LEI DO NATURISMO se avizinha. Que venha,pois, vamos encará-la por mais uma vê, e enquanto estivermos por aqui continuaremos a lutar por esta aprovação, sabedores e sabedoras somos deste desafio constante, dos freios e das amarras que serão infringidas em toda esta pendenga política. Os políticos são conservadores, e não adianta pensar de forma diferente, pois os atrelamentos partidários são feitos para garantir a perpetuação. Isso chama-se conservadorismo, e não será diferente quando este tema “polêmico” do naturismo mostrar sua cara (e toda sua nudez!) aos nossos representantes.

Algumas barreiras foram vencidas, e podemos citar alguns programas de TV que trataram este senhor Naturista de forma digna, respeitosa, o mesmo acontecendo com algumas poucas revistas, que trilharam o caminho correto da reportagem, sem o sensacionalismo e a falta de ética da grande maioria. De nossa parte temos feito o melhor, nossos blogs, sites, portais e outros meios de comunicação da era da informática tem dado um banho de competência e atualização. Diariamente são postados artigos, fotos, notícias diversas, programações dos locais naturistas brasileiros. A todos os responsáveis por estas mídias, nossos cumprimentos. Livros são lançados a cada ano por naturistas compromissados com esta justa causa.

Um agradecimento especial aos nossos pensadores naturistas, aos nossos escritores, às suas ideias e na certeza da divulgação eficaz das mesmas. O Naturismo não está carente neste item. Do lado do outro homenageado pelo dia, este sim, está hoje em situação crítica: O MEIO AMBIENTE. Podemos listar apenas as aberrações recentes realizadas e em curso no Brasil: código florestal, porto das lajes em Manaus, assassinato de brasileiros no Pará que lutavam contra as madeireiras e a devastação da floresta, poluição, desmatamento, agressão à fauna e flora, maltrato de animais, enfim, paramos por aqui. Este dia 5 na verdade poderia ser um dia diferente, de norte a sul do Brasil, onde cada um de nós, naturistas, pudesse plantar uma “árvore simbólica” em qualquer lugar de sua cidade, uma árvore com uma plaquinha bem visível , onde se pudesse ler: “ Hoje, dia 5 de junho de 2011 eu fui plantada pelo naturismo que me protege. Me ajude.”

Manaus, 5 de junho de 2011.

* jorgebandeiraamaral@hotmail.com

Paulistas se encontram no Dia Internacional de Naturismo

Renata Freire, Presidenta do Grupo Naturistas do Interior Paulista, relatou que mesmo com um número reduzido de pessoas e o clima de muito frio, o Dia Internacional de Naturismo foi produtivo.

"Discutimos sobre o projeto para divulgação do movimento naturista. A proposta é conseguir um espaço alternativo, com divulgação na região próxima e mantermos um bate papo com a sociedade. A proposta foi inspirada em uma experiência que tivemos com outro grupo de discussão, que participamos para conversar sobre o naturismo. Agora pretendemos tornar os encontros periódicos", relatou Renata.

Ao todo, o encontro reuniu 15 pessoas, 10 do NIP - Naturistas do Interior Paulista e 5 do SPNAT - Naturistas da Grande São Paulo. "Infelizmente, na sexta-feira dia 29 de maio, tivemos o falecimento do nosso associado e amigo Nilton (39 anos). O pessoal ainda está abalado", finalizou Renata.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

SONATA realiza Café da Manhã em comemoração ao Dia Mundial do Naturismo


Em comemoração ao Dia Mundial do Naturismo, a SONATA realizou nos últimos dias 4 e 5 de junho, um belíssimo acampamento naturista (dia 4) e um
delicioso Café da Manhã (dia 5), preparado por Zeneide e Rose (Diretoria da SONATA) para os Sócios, Amigos e Visitantes da Praia de Tambaba.

Tivemos ainda diversas atividades esportivas como Vôlei e Frescobol, além do plantio de vários pés de coqueiro, em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Além dos sócios, visitantes e turistas, o presidente da SONATA, Daniel Santos, contou ainda com as ilustres presenças de Aluísio Régis (prefeito do Conde-PB), Eduardo Cassol (chefe do Núcleo Administrativo de Jacumã), Hildebrando (proprietário da Pousada Tambaba), Marcos "Bilú" (proprietário da Pousada Arca de Bilú) e a Simona (proprietária da Chácara Colina dos Ventos e Tesoureira da SONATA).

No final da tarde, fizemos o encerramento das comemorações do Dia Mundial do Naturismo na Chácara Colina dos Ventos, regados ao delicioso vinho tinto com os amigos Jaime e Cláudia.

A Diretoria da SONATA agradece a todos que participaram desse evento e contamos com toda a comunidade naturista nos demais eventos que realizaremos em breve.

DANIEL SANTOS
Presidente da SONATA

Dia Internacional do Naturismo em prol do Meio Ambiente

O Presidente da Federação Brasileira de Naturismo João Olavo Rosés e a Secretária Geral Rayssa Sousa reuniram-se com dirigentes de suas duas filiadas do Rio Grande do Sul, em comemoração ao Dia 5 de junho: Dia Mundial do Naturismo, Dia Internacional do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Ecologia.

No domingo festivo, logo pela manhã, foram visitar o HMN- Hospedagem e Mercado Naturista, que através do seu dirigente Etacir Manske, mostrou-se preocupado com o meio ambiente. Buscando fazer a diferença, expôs como será a sede da EcoCerta Ambiental Ltda, projeto em parceria com o naturista Fábio Ferrari, antigo diretor do Grupo Phoenix. A idéia é transformar resíduos em subprodutos voltados a construção civil.

A EcoCerta Ambiental terá sede em Parobé/RS, com o slogan "Transformando desperdício em sustentabilidade". Naturistas unidos, preocupados com nosso ecossistema, dão sua parcela de contribuição para preservação do nosso planeta. Após plantar uma muda de pitanga nativa no local, seguiram para o HMN onde também foram plantadas mudas de árvores nativas.

Veja também a entrevista feita pela blogueira e naturista Glacy Machado com um dos dirigentes da EcoCerta Ambiental www.brasilnaturista.com/blog e o site do HMN www.cabanasnacolina.com.

No final do dia, após um deslumbrante entardecer, junto com o dirigente Celso Rossi e sua namorada Fabiane Bernd, na área do OCARA Hotéis e Restaurantes S.A., os dirigentes da FBrN também fizeram o mesmo ato simbólico. À noite, o grupo se reuniu no Restaurante do Lago e em meio a um saboroso jantar, fizeram um bate papo sobre questões naturistas e ambientais, descreveu Rayssa Sousa, Secretária Geral da FBrN.




Diretor de Comunicação – Giulliano Pacheco

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Federação Brasileira de Naturismo presente na Europa

O Diretor de Relações Internacionais da FBrN, Diogo Moreschi, comunica que, a partir de 16 de junho, estará visitando áreas e participando de eventos naturistas na Itália, Croácia, França e Espanha.

Inicialmente, participará, pela primeira vez e junto com a comitiva de naturistas brasileiros, do evento anual, organizado pela INF chamado Alpe-Adria, no complexo naturista Solaris, na península Ístria, na Croácia. Serão diversas modalidades esportivas como beach volley, atletismo, boliche, peteca, ping-pong, xadrez, dentre outras.

“Com certeza participaremos e manteremos todos vocês informados do nosso desempenho (esperamos que bom). Neste evento, estarão presentes naturistas de toda Europa e é um dos mais aguardados do ano. Ali, também teremos a oportunidade de trocarmos experiências e informações com dirigentes de outras federações. Além disso, estaremos presentes e demonstrarmos que somos fortes, estamos organizados e temos condições de sermos protagonistas no cenários naturista mundial”, descreveu Diogo.

Na Itália, onde vive, Moreschi também deve visitar o Clube Le Betulle, que é do Presidente da Federação Italiana, Gianfranco, a Fazenda Agricola Naturista Terra Nova, onde convivem com as lidas da agricultura e pecuária associadas ao naturismo, além de outros clubes ainda não confirmados. Na França uma passagem na da região de Bordeaux e na Espanha as áreas da Catalunha.

O Portal Brasil Naturista enviará duas representantes, Carina Moreschi e Glacy Machado, para realizar cobertura jornalística das visitas às áreas europeias.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

Federação nomeia coordenadores para áreas culturais e de pesquisas


No Dia Internacional do Naturismo, 5 de junho de 2011, a Presidência da Federação Brasileira de Naturismo – FBrN nomeou para a função de coordenadores do projeto do Museu Naturista e/ou Museu Luz Del Fuego, integrante importante do Plano de Trabalho da FBrN – Gestão 2011/2012, os Sr. Evandro Telles de Oliveira, presidente do grupo Naturismo Capixaba e a Sra. Maria Luzia Almeida de Almeida, past presidenta da FBrN.

O Presidente João Olavo Rosés também comunicou a nomeação para a função de coordenador do projeto do Museu Virtual e o da pesquisa, análise e formulação da estratégia de desenvolvimento da praia naturista Olho de Boi, o Sr. Pedro Ricardo de Assis Ribeiro, presidente do grupo ANA – Associação Naturista de Abricó.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco