segunda-feira, 30 de maio de 2011

Reunião definiu a escolha do hotel sede do VIII Encontro Brasileiro de Naturismo

José Antônio Ribeiro Tannús, Diretor para Assuntos Especiais - FBrN, comunicou que, em reunião conjunta do GOIASNAT e Federação realizada em BelaVista de Goiás, na Chácara Paraiso, com a presença dos diretores da FBrN, Elias, João Batista e Jaime, presidente do Goiasnat, Júnior, foi oficializada a escolha do Hotel Parque das Primaveras, em Caldas Novas, para sediar o VIII Encontro Brasileiro de Naturismo, de 27 a 30 de outubro de 2011.

A MDM NATURS em conjunto com o GOIASNAT, PLANAT e FBrN irão tratar de todos os detalhes da locação, devendo em breve divulgar todas as informações necessárias para as reservas.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Federação nomeia novos integrantes da diretoria


Presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo Rosés, comunica a nomeação do 2º Secretário, indicado pelo grupo NATURISMO CAPIXABA, Leonardo Spinola de Miranda.

“Leonardo é jovem com ótima qualificação, que além da prática naturista dedica-se ao estudo da nossa filosofia de vida (seu trabalho de conclusão em curso universitário foi sobre o naturismo). Participa ativamente na entidade naturista acima referida, assumindo - com êxito - todas as responsabilidades que são delegadas”, destacou João Olavo.

Na reunião de Diretoria da FBrN, realizada dia 21/05/2011, na sede do PLANAT, em Brasília, coordenada pelo Diretor de Assuntos Especiais Tannús, foi emitida Portaria que nomeia André Santiago, Coordenador da Equipe de Diretores de Assuntos Parlamentares.

“Essa escolha fortalece a deliberação da atual diretoria de - na nomeação de seus integrantes - mesclar a experiência e sabedoria de gestores antigos com o entusiasmo e voluntariado de jovens dirigentes. Essa prática tem propiciado resultados com ótima qualidade e estimula a formação de novos líderes naturistas”, finalizou o presidente.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

quarta-feira, 25 de maio de 2011

2ª Caravana FBrN: Rincão Naturista se refilia à Federação


Semana passada, a 2ª Caravana FBrN esteve em Guaratinguetá/ SP, para um encontro com os dirigentes do Rincão Naturista. Paulo Werneck, Presidente do Rincão e sua esposa e Secretária, Regina Célia, receberam João Olavo, Presidente da Federação Brasileira de Naturismo e Rayssa Sousa, Secretária Geral.

No início desta semana, Paulo Werneck anunciou que a área estará se filiando novamente a Federação. Resultado do esforço da atual direção da FBrN, em unir as áreas naturistas, para o bem do desenvolvimento do naturismo no Brasil.

"Naturistas do Rincão Naturista, saibam que juntos atuaremos no desenvolvimento do naturismo saudável e transformador. Sejam bem vindos!", declarou João Olavo.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

2ª Caravana FBrN: Federação anuncia pioneirismo no turismo naturista

Nesta terça=feira (24), a 2° Caravana FBrN saiu do Espírito Santo em direção a São Paulo. O Presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo Rosés, e a Secretária Geral, Rayssa Sousa, se encontraram com o dirigente da MDM Naturs, Eduardo Oid, para uma reunião na agência de turismo Visual.


Vários foram os assuntos debatidos. Entre os mais relevantes, estão a formação de roteiros paro turismo naturista e a possível parceria da agência com a FBrN e a entidade MDM Naturs. As formas para desenvolver esta parceria serão elaboradas e debatidas posteriormente. O que está sendo divulgado, neste primeiro momento, é que está para vir o pioneirismo no turismo naturista brasileiro.

Diretor de Imprensa - Giulliano Pacheco

2ª Caravana FBrN: Federação participa de Encontro do Naturimo Capixaba

Na manhã de sábado (21), a Comitiva da Caravana FBrN saiu de Campinas/SP com destino a Vitória/ES. No aeroporto, o Presidente João Olavo Rosés e a Secretária Geral Rayssa Sousa foram recebidos por Maria Luzia e outros integrantes do grupo Naturismo Capixaba.

A Comitiva seguiu pela Rodovia do Sol, em direção ao Sítio São João, em Guarapari. Lá, os Dirigentes da Federação receberam uma calorosa recepção do atual Presidente do Naturismo Capixaba e escritor, Evandro Telles, sua esposa Romilda e outros naturistas que já se encontravam no local.

Após uma tarde ensolarada, foi realizada reunião de trabalho que seguiu o rito do grupo. Primeiramente, fizemos a leitura de textos, estes são da autoria de Evandro e/ou de outros autores, mas sempre temas relacionados ao naturismo e seu desenvolvimento. Ecologia e espiritualidade também entram na pauta. Após a leitura, o presidente do grupo realizou uma explanação e todos debateram sobre o assunto lido. O que aumenta o conhecimento teórico, desenvolvendo o intelecto das pessoas.

Houve na reunião dois momentos diferentes. O pronunciamento do presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo, que demonstrou sua alegria em finalizar a 2ª Caravana encontrando um grupo tão unido e que, apesar de jovem, também tem a preocupação com o crescimento espiritual e intelectual de todos.

João explicou a importância do Cartão INF, das novas lideranças e a fundamental união entre as entidades, principalmente as do mesmo Estado, para que possamos somar esforços e contribuir para o desenvolvimento do naturismo.

O outro momento foi a comemoração do aniversário de Maria Luzia. Evandro e Romilda, trouxeram um bolo decorado, com o tema naturismo, com intuito de homenageá-la. A Federação agradece a Maria Luzia por todo seu trabalho no desenvolvimento do naturismo no Brasil.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

segunda-feira, 23 de maio de 2011

2ª Caravana FBrN: Federação se reúne com o NIP


De Igaratá, Renata Freire, presidente do NIP – Naturistas do Interior Paulista conduziu a Comitiva da Caravana FBrN até Capinas, na sua residência. O Presidente da Federação João Olavo Rosés e a Secretária Geral Rayssa Sousa foram recebidos com um jantar, feito por Paulo, marido de Renata.

Na ocasião, tiveram um proveitoso papo, onde cada um contou sua iniciação no naturismo e suas transformações, que este proporcionou e vem proporcionado a cada dia. O papo também teve direito a amendoins, que foram colhidos na chácara, que o casal está construindo e preparando para ser o novo lar, bem como a próxima sede do NIP. O Lugar é bem extenso e eles pensam em desenvolver uma agricultura de subsistência para viver o naturismo na forma integral.

Na sua atual residência, os dirigentes já têm um longo terreno e uma diversidade de árvores frutíferas e outras espécies de planta. Eles têm pés de café, de açaí, de canela, entre outros. No fim do terreno passa um rio.

Também há no local uma piscina, uma área de campo, que serve tanto de esportes como para camping e também dispõe de aquecimento solar. Vivem cada vez mais em harmonia com a natureza, buscando respeitá-la, aproveitando ao máximo o que ela nos oferece.

No dia seguinte, havíamos marcado uma reunião de trabalho com o NIP e o novo grupo que se constituiu, o SPNAT – Naturistas da Grande São Paulo. Renata Freire entregou para o presidente João Olavo um DVD, que foi gravado no último aniversário do NIP. Contudo, infelizmente, os integrantes do SPNAT não puderam comparecer. Então, os integrantes da 2° caravana da FBrN decidiram adiar mais uma vez seu roteiro, retornando a Guarulhos depois do encontro com os grupos do NATURISMO CAPIXABA e NATES, em Guarapari, no Espírito Santo. Em breve, será agendada uma nova data para reunião.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

2ª Caravana FBrN: Mirante do Paraíso recebe a Federação

Na quinta-feira (19), a Comitiva da Caravana FBrN chegou ao município de Igaratá, em São Paulo. O Presidente da Federação João Olavo Rosés e a Secretária Geral Rayssa Sousa foram recebidos pelo proprietário do Mirante do Paraíso, Arnaldo Soares.

"O clima era de frio, mas a agradável hospitalidade e a especial Ivanir, esposa do Arnaldo, que com seu belo sorriso, foi prontamente fazer um “lambedor” de guaco (um tipo de xarope natural). Eu estava, desde domingo, com uma gripe terrível", descreveu Rayssa.

Os Dirigentes da Federação e os proprietários do Mirante do Paraíso tiveram uma produtiva conversa. Entre os assuntos debatidos, relatos de dificuldades e pontos positivos no desenvolvimento do naturismo no Brasil.

Na sexta (19), pela manhã, a Comitiva fez um passeio pelo lugar, apreciando a bela vista que a área oferece. Campos de vôlei e futebol, playground para crianças, espaço de jogos com bilhar e jogos de mesa, área de tv e vídeo, piscinas ao ar livre e térmica, sauna, além da ampla área de lazer.

O Mirante também dispõe de um banheiro, com vestuário, para quem passa o dia. Também é disponibilizado um canil, que foi construído para que seus hóspedes pudessem levar seus cachorrinhos.

"Após almoçarmos um saboroso peixe com tempero nordestino, feito por Ivanir em homenagem a Caravana FBrN, partimos ao encontro dos dirigentes do grupo NIP – Naturistas do Interior Paulista. Renata Freire nos aguardava para irmos até sua casa, que é também sede do NIP", relatou a Secretária Geral.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

sexta-feira, 20 de maio de 2011

2ª Caravana FBrN: Dirigentes do Rincão Naturistas se reúnem com a Federação

Na terça-feira (17), a Caravana FBrN seguiu em direção a Guaratinguetá/ SP, para um encontro com os dirigentes do Rincão Naturista. Paulo Werneck, Presidente do Rincão e sua esposa e Secretária, Regina Célia, receberam João Olavo e Rayssa com muita alegria.

Realizaram reunião almoço no restaurante Esperança, em espaço perto da rodoviária. Lá, discutiram assuntos sobre o Rincão Naturista, ideais da nova diretoria da Federação, planos de implementar pendências e o Plano Estratégico Decenal, a fim de reascender aos naturistas a vontade de juntos, desenvolvermos o naturismo saudável e transformador, atuando na âmbitos social, ecológico e espiritual.

Antes de sairmos, Paulo Werneck falou sobre o interesse pela refiliação do Clube a Federação, mas que deveria antes confirmar o pedido, após dialogar com os outros diretores do Rincão. Agradeceu a disposição e esforço, na luta para juntar as áreas naturistas, a fim de batalhar para a contínua evolução do naturismo.

Na saída, a comitiva seguiu para rodoviária de Taubaté ,em direção do Mirante do Paraíso, em Igaratá/SP

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

2ª Caravana FBrN: Recanto Paraíso se refilia à Federação

Na segunda-feira (16), Valdir Silva, naturista e proprietário do Recanto Paraíso em Piraí/RJ, foi recepcionar a Comitiva da 2ª Caravana FBrN na Barra da Tijuca. João Olavo Rosés e Rayssa Sousa saíram em direção área.

Lá chegando, fizeram passeio pra conhecer o local, que dispõe de espaço de esporte com ping-pong, fla-flu, quadra de vôlei e uma tentativa de quadra de futebol, que por incrível que pareça, no Rio de Janeiro, o pessoal não se envolvia neste esporte e o espaço virou campo de grama .

Ainda na área, há uma ilha onde criam-se patos, marrecos e até um ganso. Com várias acomodações, restaurante, piscina, sauna, piscina térmica e pequena academia. Enfim, o lugar é uma ótima opção para passar o fim de semana.

O Clube Pousada Recanto Paraíso já foi filiado a Federação em outras épocas e o Presidente João Olavo reforçou a necessidade de integração dos espaços naturistas. A importância da ajuda e participação de todos para o desenvolvimento do naturismo no Brasil.

Ao final do encontro, os Dirigentes celebraram a refiliação do Recanto Paraíso junto a Federação Brasielira de Naturismo.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

quarta-feira, 18 de maio de 2011

2ª Caravana FBrN: Federação encaminha manifestação em apoio as famílias de Tambaba

O Presidente João Olavo Rosés, enviou hoje, dia 17 de maio, na sua chegada á cidade de Piraí, a manifestação da Federação Brasileira de Naturismo em relação á recomendação do Ministério Público da Paraíba, encaminhada a SONATA e a Prefeitura do Conde.

A Federação discorda do impedimento da entrada de crianças e adolescentes na praia de Tambaba, mesmo acompanhados de seus pais ou responsáveis legais. "Isto descaracterizaria a raiz do naturismo, que é a família", discursou João Olavo.
Esta manifestação da FBrN, foi encaminhada ao Presidente da SONATA - Sociedade Naturista de Tambaba, para que seja protocolada no Ministério Público de Alhandra.

O documento foi assinado na Assembléia Geral da ANA, na praia do Abricó, representando a preocupação da entidade com esta praia, que poderia também ser afetada por idêntica medida, em futuro próximo.

A Diretoria da Federação, achou imprescindível tal atitude, pois a recomendação poderia prejudicar outras praias públicas, impedindo o desenvolvimento do naturismo.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

2ª Caravana FBrN: Federação participa de Assembléia promovida pela ANA


A Associação Amigos da Praia de Abricó - ANA realizou Assembléia Geral Ordinária. A Federação Brasileira de Naturismo esteve presente, através do Presidente João Olavo Rosés e Secretária Geral, Rayssa Sousa.

O Presidente da Associação, Pedro Ribeiro, abordou questões sobre a gestão da praia. Relatos de falta de comprometimento dos naturistas e ausência de novas lideranças. João Olavo reforçou que, atualmente, as associadas estão sendo conduzidas sob o camando poucos voluntários, pondo em risco o futuro do naturismo, pois, se "tal presidente" se afasta, "morre a entidade".

Precisamos de gestões democráticas, que só acontecerá se os naturistas entenderem a importância de suas participações ativas”, afirmou o presidente da FBrN.

João Olavo ainda falou da importância das praias no movimento naturista. Por serem públicas, podem acolher um número maior de curiosos e visitantes, principalmente em Tambaba, o Pinho e a própria Abricó. Por trazerem ao naturismo uma visibilidade internacional. Por isso ocorreu a segunda visita da Federação à entidade e, também, para frisar o valor do trabalho do Pedro Ribeiro, que como alguns, por exemplo o Paulo Pereira, luta incansavelmente pelo desenvolvimento do naturismo no Brasil.

Houve na reunião, onde o Presidente da Federação, João Olavo, explicou o Plano de Trabalho Gestão 2011/2012 para os associados à ANA. Mostrou que nesta gestão, há assuntos que foram debatidos e deliberados na última década da Federação, mas que não haviam sido implementadas.

Por exemplo, o Centro de Estudos Naturista, que será discutido na reunião em Guarapari, com presença do grupo Naturismo Capixaba, que integrará o NATES- Naturistas do Espírito Santo e a Federação Brasileira de Naturismo, Outro ponto é o Museu virtual, a quem a Diretoria da FBrN incumbiu o Pedro Ribeiro para coordenar. João também esclareceu a Lei do Naturismo, que foi o primeiro ato da nova gestão da Federação.

"Indo ao Congresso Nacional, vimos que está já aprovada pela Câmara dos Deputados. Só que depois de anos sem movimentação, foi arquivada. Fomos assessorados pelo gabinete do senador Paulo Paim, a enviarmos novamente a Lei , a fim de recomeçar todo o trâmite. Porém, desta vez, sendo iniciada pelo Senado. Foi mantido o mesmo texto, escrito pelo naturista Pedro Ribeiro, em 1996", informou o Presidente da FBrN.

Ainda nesta explanação, João Olavo abordou o imprescindível uso do Cartão INF, e mostrou os dois que possui, ajudando assim a duas entidades, bem como a Federação.

Nesta Assembléia, foi ratificada a Ata de constituição jurídica da ANA. Os dirigentes da Federação demonstraram sua alegria em estar presentes num momento tão importante para a associação e, por consequência, para o naturismo brasileiro.

Por fim, foram definidas duas datas de eventos na praia de Abricó neste ano, que serão:

· Celebração ao Dia Mundial do Naturismo – com gincana e bingo - 05 de junho;

· Festa “Julhina” – Realização do São João em Julho – com almoço no local - 31 de julho.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

2º Caravana FBrN: Federação divulga histórico da edição anterior

A 2ª Caravana FBrN está na estrada, desde 13 de maio, percorrendo áreas naturistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Durante as visitas, a Comitiva composta pelo Presidente da FBrN, João Olavo Rosés e a Secretária Geral, Rayssa Sousa, estão divulgando o histórico da primeira edição da Caravana. Confira na íntegra:

Aromas, sabores e impressões da 1ª Caravana da FBrN

Depois da transferência dos cargos da diretoria da FBrN em março, na capital federal, o presidente João Olavo , vice presidente Marcelo e secretária Rayssa rumaram para o Nordeste. Tiveram a companhia do presidente do Conselho Maior, Elias Pereira, e sua esposa Lili.

Em João Pessoa, a primeira atividade foi uma reunião conjunta com a atual diretoria da SONATA, no acolhedor Parque da Bica . Avaliada a Recomendação do Ministério Público da Paraíba, houve consenso que a FBrN também se manifestará sobre o assunto, defendendo o naturismo familiar.

A SONATA registrou sua decisão de solicitar a refiliação à FBrN, o que provocou grande alegria e entusiasmo nos dirigentes presentes. A visitação da praia de Tambaba permitiu amplo contato da diretoria com os nat

uristas lá presentes e mais uma reunião conjunta FBrN e SONATA, quando foi aprovada sua refiliação.

No dia seguinte ocorreu proveitosa reunião dos diretores naturistas, em Conde, com o prefeito Aloiso Regis e secretários municipais. N

um café da manhã tipicamente nordestino e após 3 horas de reunião, todos estavam de acordo de fortalecer a praia de Tambaba como referência nacional e internacional do naturismo.

Retornando a João Pessoa, a reunião de trabalho foi entre os Dirigentes naturistas, o Secretário de Estado do Turismo e a Presidenta da Paraíba Turismo. Na oportunidade foi reafirmado, pelo Governo do Estado, o apoio à praia de Tambaba como referência naturista nacional. A SONATA e entidades ambientalistas também presentes entregaram pedido para transformá-la em Área de Especial Interesse Turístico.

A comitiva, a seguir, percorreu o Centro Histórico de João Pessoa, fazendo uma visita especial a OCA de Piá Aborígene, cicerionada pelo conselheiro da FBrN José Wagner. Após um almoço típico, a comitiva da FBrN rumou para Gurugi.

A acolhedora Colina dos Ventos surpreendeu pela calorosa recepção, bons papos e vinhos e massas italianas saborosas. Daqui, o conselheiro Elias e Lili retornaram para Brasília, onde compromissos profissionais os esperavam.

No Aeroporto de Salvador o presidente da ABANAT, Miguel Calmon, esperava a comitiva da FBrN. Ele e sua família, bem como o conselheiro Ferro, foram incansáveis no bem acolher baiano, que incluiu a degustação de caranguejos. Chegamos em Massarandupió, após emocionante viagem, inclusive com um atolamento do veículo que nos conduzia. Um mungunzá típico nos esperava na Pousada da Alda, onde foram realizadas reuniões de trabalho com a ABANAT, para unir todos os seus

sócios e articular os diferentes interesses econômicos, mas – principalmente – iniciar a organização do IV EDN – Encontro de Dirigentes Naturistas. Na praia, no dia seguinte, fomos surpreendidos pelo calor de suas límpidas águas e por um prato típico chamado arrumadinho.

Em Vitória, ES, nos aguardava no aeroporto o presidente da NATES Márcio Braga. Ele e sua esposa Carmelita foram incansáveis na recepção capixaba e na longa viagem até Barra Seca. Lá conhecemos o condomínio naturista, comemos peixe com pirão, fizemos a emocionante travessia de barco até a praia, e a conhecemos. A mesma é mantida ecologicamente correta.

Seguimos de ônibus até o Rio de Janeiro, curtindo belas paisagens litorâneas. Na Cidade Maravilhosa a comitiva da FBrN entregou a Certificação de Área Naturista à praia de Abricó e manteve encontro informal com o presidente Pedro Ribeiro, debatendo questões locais e do naturismo brasileiro.

Também de ônibus os dirigentes da FBrN seguiram pela Costa Verde até Paraty, apreciando belíssimas paisagens. A chuva acrescentou mais emoção na travessia de barco até a Ilha de Jorubá. Debaixo de forte aguaceiro foram recebidos pela família Breuillac. Francis, Ter

esa e Eric foram inexcedíveis na calorosa recepção, no cardápio perfeito (maravilhosos pratos feitos pela própria Teresa, como lula recheada com farofa de peixe), bons vinhos e melhores papos. No dia seguinte e com tempo bom a comitiva conheceu a ilha e suas variadas opões.

A próxima etapa desta caravana foi em São Sebastião, já no Estado de São Paulo. Acolhidos pelo Paulo Ivo e sua família, na Pousada Praia Brava, muito conversamos sobre a possibilidade de transformação da praia de Boiçucanga em espaço naturista. O mau tempo impediu a visita programada, mas restou o encaminhamento de pedido de filiação à FBrN por parte da Pousada.

A viagem de ônibus para Guarulhos antecedeu o retorno da comitiva da FBrN. Na espera
no aeroporto, foi possível fazer uma avaliação geral desta 1ª Caravana. Inicialmente surpreendeu a forma calorosa e cooperativa por parte de todos os dirigentes naturistas, que não mediram esforços no sentido de viabilizar operacionalmente as visitações e os encontros de trabalho. Em segundo lugar causou surpresa a repercussão das visitas e reuniões de trabalho que provocaram inúmeros contatos de outros locais solicitando também sua inclusão em roteiros próximos. Acreditamos que esse momento era ansiosamente esperado há tempos. As entidades naturistas e seus dirigentes desejavam que os integrantes da FBrN fossem in loco dialogar e olhando - olhos nos olhos - debatessem os seus problemas e apreciassem suas sugestões. Outra questão importante foi à percepção da existência de diferenças muito significativas entre os diferentes espaços naturistas. Mas a impressão mais forte recolhida pelos dirigentes foi da motivação provocada por esse périplo. O presidente João Olavo ressaltou, ao final, a responsabilidade da atual diretoria na implementação das questões encaminhadas e aprovadas. Em hipótese alguma poderemos frustrar essa expectativa tão positiva acalentada pelas caravanas que levarão os atuais dirigentes da FBrN a todos os lugares naturistas brasileiros até o final deste ano.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

sábado, 14 de maio de 2011

2º Caravana FBrN: Federação visita Paulo Pereira

Nesta sexta-feira (13), a comitiva da 2º Caravana FBrN, João Olavo Rosés e a Secretária Geral Rayssa Sousa, acompanhados de Pedro Ribeiro do Jornal Olho Nu, estiveram na Barra da Tijuca/RJ, na residência do naturista e escritor Paulo Pereira.

Na ocasião, o Presidente da Federação foi presenteado com os livros “Corpos Nus – Verdade Natural” e “Naturalmente - Um Perfil Documentado”, autografados pelo autor Paulo Pereira.

Enviado pelo naturista Jorge Bandeira, João Olavo também recebeu o exemplar de “A Verdade Nua”, pulicado em 1950, no Rio de Janeiro. Esta obra é da naturista Luz Del Fuego.

João Olavo retribuiu presenteando Paulo Pereira com a primeira edição da Revista Brasil Naturista, que conta o princípio do naturismo no Brasil, com a pioneira Luz Del Fuego. O Glossário Naturista, escrito por Jorge B
andeira e também o Plano de Trabalho da FBrN Gestão 2011/2012, também foram entregues.

O Presidente informou que a maioria absoluta dos temas constantes do Plano regatam assuntos debatidos e deliberados na última década. Sendo assim, o principal esforço da atual diretoria será de implementar de forma participativa e comprometida.

Comunicou também a retomada do Centro de Estudos Naturistas – CENA (que será debatido no Encontro dos Naturistas Capixabas) e do Museu Luz Del Fuego. “Devemos somar fatos para prestigiar a história. O passado servirá de base para as novas lideranças, mesclando a experiência dos pioneiros com a vivacidade dos mais jovens”, destacou João Olavo.

Outra importante notícia foi que o Presidente da Associação Naturista do Abricó – ANA, Pedro Ribeiro, aceitou o convite que lhe foi feito para liderar a organização do Museu Virtual do Naturismo. A comitiva da FBrN ainda ficará no Rio para a Assembleia da ANA que realizar-se-á neste domingo e seguirá para o Recanto Paraíso em Piraí - RJ.



















Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

2º Caravana FBrN: Jornal Olho Nu recebe certificado da Federação

A comitiva da 2º Caravana da FBrN, saiu ontem (13), do aeroporto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e seguiu para o Rio de Janeiro. O Presidente João Olavo Rosés e a Secretária Geral Rayssa Sousa estiveram no escritório do Jornal Olho Nu.

Na presença de Pedro Ribeiro, realizou-se a solenidade para entrega do certificado FBrN 2011 para o Jornal.

O presidente, na oportunidade, agradeceu o apoio recebido pelo veículo de comunicação no desenvolvimento do naturismo, bem como a divulgação das atividades da atual diretoria da Federação Brasileira de Naturismo.



















Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

quinta-feira, 12 de maio de 2011

15 entidades naturistas já possuem selos 2011

A Federação Brasileira de Naturismo - FBrN comunica que 15 entidades naturistas já possuem selos 2011. Desta forma, estão habilitadas a realizarem venda e distribuição de selos para associados que possuem Cartão INF.

Aos interessados em adquirir, confira a relação das entidades naturistas que disponibilizam cartões e selos 2011:

Portal e Revista Brasil Naturista www.brasilnaturista.com
Jornal Virtual Olho Nu www.jornalolhonu.com
ONG - Praia Do Pinho – SC www.praiadopinho.com.br
Pousada Colina dos Ventos – PB www.chacaracolinadosventos.org
Pousada Mirante do Paraíso – SP www.mirantedoparaiso.com.br
PLANAT – Clube Naturista Planalto Central – DF www.planat.org.br
NIP – Naturistas do interior paulista – SP www.nip.org.br
AAPP – Associação dos Amigos da Praia do Pinho – SC www.associacaoamigospraiapinho.com.br
MDM Naturs – Agência de Turismo LTDA. – SP www.mdmnaturs.com.br
AGAL – Associação Amigos da Galheta – SC www.galheta.cjb.net
HMN – Hospedagem e Mercado Naturista – RS www.cabanasdacolina.com
ANA – Associação Naturista de Abricó – RJ www.anabrico.com
GOIASNAT – Associação Goiana de Naturismo – GO www.goiasnat.com.br
Naturismo Capixaba – ES pt-br.facebook.com/Naturismo-Capixaba
ABANAT – Associação Baiana de Naturismo – BA migcalmongama@yahoo.com.br

A importância do Cartão e Selo INF

É importante ressaltar que o Cartão INF é a identidade do naturista, em todo território nacional, e seguindo a orientação da INF-FNI, também em todos os países a ela filiados.

Conforme previsto em resolução, ficou estabelecido que todas as entidades naturistas filiadas à Federação Brasileira de Naturista são obrigadas a fornecer o Cartão INF a todos os seus associados e mantê-lo devidamente atualizado com o Selo INF. Além disso, é a única fonte de renda da FBrN.

Algumas vantagens

Algumas áreas naturistas oferecem descontos para quem utiliza o cartão INF, mas desde que possua o selo do ano vigente.

O cartão também habilita a participar de todos os eventos da Federação Brasileira, de outros países e da própria INF.

Habilitação para Evento


O próximo evento da FBrN será realizado pela ABANAT – Associação Baiana de Naturismo nos dias 14, 15, 16 e 17 do mês de Julho, na praia de Massarandupió/BA. Posteriormente, será realizado o Encontro Brasileiro de Naturismo pelas associações GOIASNAT e PLANAT em Caldas Novas/GO, nos dias a serem definidos. Os naturistas que possuem o cartão e selo 2011, estarão habilitados para os eventos.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

2ª Caravana FBrN terá início nesta sexta-feira

A Federação Brasileira de Naturismo – FBrN, na presença de Presidente João Olavo, vice Marcelo Pacheco, secretária Rayssa, tesoureiro Guilherme Rodrigues e o diretor de comunicação Giulliano Pacheco, esteve reunida na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para fazer balanço dos três primeiros meses de gestão.

“Agradeço o apoio de todas as áreas, comunidades, associações naturistas e empreendimentos naturistas. A repercussão das nossas atividades da gestão foi muito significativa. Estamos entusiasmados com a nossa missão e tarefas a serem desenvolvidas”, destacou o Presidente.

Também foram discutidos os últimos detalhes da 2ª Caravana FBrN, que terá início nesta sexta-feira (13). A comitiva visitará diversas áreas naturistas, entre elas: Praia de Abricó, Praia Olho de Boi (em Búzios) e Recanto Paraíso (em Piraí), no estado do Rio de Janeiro. Logo em seguida, também estará no estado de São Paulo, no Rincão Naturista (em Guaratinguetá), Mirante do Paraíso (Igaratá) e Grupo Naturistas do Interior Paulista (em Campinas). No Espirito Santo, a FBrN participará do Encontro do Grupo Naturismo Capixaba, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2011.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

quarta-feira, 4 de maio de 2011

INF-FNI divulga a criação do Dia Mundial do Naturismo

Nesta semana, Dana Koukol, Secretária da Federação Internacional de Naturismo - INF/FNI, encaminhou correspondência eletrônica informando e fixando o "Dia Mundial do Naturismo" para 05 de junho de 2011 (domingo).

Desta forma, a Federação Brasileira de Naturismo - FBrN solicita que todas as entidades, individualmente ou juntamente com suas correspondentes mais próximas, realizem (neste data) um encontro, para que tenhamos no "domingo naturista " atividades por todo Brasil.

A FBrN orienta que, para encontro, as entidades deverão ressaltar as atividades a serem realizadas, e o modo como será comemorado este dia. Esta programação deverá ser enviada para Diretoria de Comunicação, que é responsável pela divulgação dos eventos.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco
giullianopacheco@hotmail.com

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Federação nomeia Diretor de Relações Internacionais

A Presidência da Federação Brasileira de Naturismo nomeou para o Cargo de Diretor de Relações Internacionais, Diogo Moreschi. Graduado em Relações Públicas, o gaúcho hoje reside em Milão, na Itália.

A Portaria de nomeação foi assinada pelo Presidente João Olavo Rosés, na presença da Secretária Geral, Rayssa Sousa, sendo entregue a Carina Moreschi, do Portal Brasil Naturista. O Ato ocorreu neste final de semana, em Veranópolis, no Rio Grande do Sul.

A via original da Portaria será enviada e entregue por Carina, irmã de Diogo, que fará viagem à Itália, em junho próximo, quando o Portal BN realizará mais uma edição do Pelados na Europa.

“Os contatos com as entidades europeias e INF/FNI são essenciais para a Federação. Devemos construir uma rede de relacionamentos. A repercussão no Brasil das nossas atividades nestes primeiros 60 dias de gestão foi muito significativa. Estamos entusiasmados com a nossa missão e as tarefas a serem desenvolvidas no Brasil, na América Latina e, agora, na Europa”, destacou João Olavo.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco