quarta-feira, 27 de abril de 2011

2ª Caravana FBrN: Federação confirma presença no Encontro do Grupo Naturismo Capixaba


Nesta terça-feira (26), o Presidente da Federação de Naturismo, João Olavo Rosés, confirmou a presença da Caravana FBrN no Encontro do Grupo Naturismo Capixaba.

O evento ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2011, no sítio São João, em Guarapari, no Espírito Santo.

“Estimados dirigentes naturistas Evandro e Maria Luzia, companheiros de luta pelo desenvolvimento do naturismo, levando em consideração o fato de desejarem reunir os naturistas do Estado do Espírito Santo, autorizamos a alteração do roteiro da 2ª Caravana FBrN, incluindo nossa participação no encontro dos dias 20, 21 e 22 de maio de 2011.”, declarou João Olavo.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

terça-feira, 26 de abril de 2011

FBrN divulga 2ª edição da Caravana FBrN



O Presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo Rosés, o vice-presidente, Marcelo Pacheco, a Secretária Geral. Rayssa Sousa e o Diretor de Comunicação, Giulliano Pacheco, estiveram reunidos em Cachoeirinha/RS para discutir o roteiro da 2ª edição da Caravana FBrN, que terá início no dia 13 de maio. Carina Moreschi, do Portal Brasil Naturista, também participou da reunião para definir detalhes da cobertura jornalística do site.

Na ocasião, foi informado que a Comitiva da Federação visitará a Praia de Abricó, Praia Olho de Boi (em Búzios) e Recanto Paraíso (em Piraí), no estado do Rio de Janeiro. Logo em seguida, também estará no estado de São Paulo, no Rincão Naturista (em Guaratinguetá), Mirante do Paraíso (Igaratá) e no Grupo Naturistas do Interior Paulista (em Campinas).

Confira o roteiro da 2ª Caravana FBrN:

13 Maio/2011 – Sexta-feira – Ida ao Rio de Janeiro
14 Maio/2011 – Sábado – Abricó/RJ
15 Maio/2011 – Domingo – Praia Olho de Boi - Búzios/RJ
17 Maio/2011 – Terça-feira – Recanto Paraíso – Piraí/RJ
18 Maio/2011 – Quarta-feira – Rincão Naturista – Guaratinguetá/SP
19 Maio/2011 – Quinta –feira – Mirante do Paraíso – Igaratá/SP
20 Maio/2011 – Sexta-feira – NIP – Campinas/SP
21 Maio/2011 – Sábado – Campinas/SP

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

Organização se reúne para discutir próximo Encontro de Dirigentes

Estiveram reunidos, em Salvador/BA, José Antônio Tannús (Diretor para Assuntos Especiais da FBrN), Miguel Calmon (Presidente da ABANAT) e naturistas de Massarandupió, responsáveis pela organização do Encontro de Dirigentes Naturistas - EDN, que ocorrerá em julho próximo, para reuniões com o objetivo de conseguirem apoiadores para o evento que se aproxima.

José Antônio Tannús, Diretor para Assuntos Especiais da FBrN, informou que esteve reunido com Miguel Calmon, Waldo e sua esposa Marisa, em um bar para acertar detalhes da organização do IV EDN - Encontro de Dirigentes Naturistas.

Waldo e sua esposa são naturistas, trabalham com organização de eventos e serão os responsáveis pela organização do EDN, que ocorrerá em Massarandupió, em julho. O Miguel Calmon (Pres. da ABANAT) inclusive já apresentou o anteprojeto do evento.

O presidente da ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia, Pedro Galvão, e o superintendente, Cláudio Almeida, mostraram-se bastante receptivos. Prometeram apoio institucional e intermediar contatos. Do escritório, o presidente Pedro Galvão ligou para o presidente do CONVENTION BUREAU, que congrega 90 empresas e 11 entidades relacionadas com o turismo na Bahia.

Logo em seguida, foram recebidos pela superintendente, Silvana Gomes, responsável por Salvador e o Litoral Norte. Dispondo ajudar a formatar o evento, buscar contatos e, a partir do próprio ofício da FBrN que oficializa o IV EDN, irá divulgar no âmbito do próprio Bureau. Assim já teremos estas empresas procurando a organização do evento.

Dia 29, o Waldo e a Marisa irão apresentar à Silvana, no Bureau, um projeto já mais completo para que ela possa envolver a diretoria do próprio Bureau, para que haja um apoio efetivo ao evento.

Também do IV EDN ENCONTRO DE DIRIGENTES NATURISTAS, uma segunda chamada como o 1º FORUM DE DEBATES DE ASSUNTOS NATURISTAS, que depende da aprovação da FBrN. Os assuntos sugeridos são:

- Exploração imobiliária junto às praias naturistas
- Legislação
- Sexualidade, pedofilia, turismo sexual... (queremos encampar também a luta contra o turismo sexual, principalmente no Nordeste)
- Inserção nas comunidades locais,

O encontro, na perspectiva de Miguel Calmon, deve atrair em torno de 500 naturistas de todo país e inclusive do exterior.

Fonte: Portal Brasil Naturista - www.brasilnaturista.com

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Federação agradece apoio de vereador gaúcho para Lei do Naturismo

Giulliano, João, Rayssa e Cau Dias




Nesta segunda-feira (18), o vereador Cau Dias (PT), do município de Gravataí/RS, recebeu visita cortesia de João Olavo Rosés, Presidente da Federação Brasileira de Naturismo, que esteve acompanhado de Rayssa Neves de Sousa, Secretária Geral.

João Olavo agradeceu o apoio do vereador, após manifestar ao vice-presidente, Marcelo Pacheco, intenção de protocolar Moção de Apoio ao Projeto de Lei, que regulamentará a prática naturista no território nacional. A Moção será endereçada ao Senado Federal, devendo ser anexada ao PL, que tramita através da proposição do Senador Paulo Paim (PT).

Quando o projeto for sancionado, definirá a liberdade para a prática do naturismo em espaços e áreas reservados. Desta forma, os naturistas deverão apenas observar e respeitar a liberdade e os direitos de quem não adota a mesma filosofia.

Na oportunidade, Giulliano Pacheco, Diretor de Comunicação da FBrN, recebeu em mãos do presidente João Olavo a portaria com a sua nomeação para o cargo.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

terça-feira, 5 de abril de 2011

Boletim Caravana FBrN: Abricó e Jurubá recebem certificados


A praia do Abricó, localizada em Grumari, no Rio de Janeiro, próximo a Barra da Tijuca, foi o destino seguinte da Caravana FBrN. João Olavo Rosés (Presidente), Marcelo Pacheco (Vice) e Rayssa Neves de Sousa (Secretária Geral) foram recebidos pelo presidente da ANA - Associação Naturista de Abricó e editor do Jornal Olho Nu, Pedro Ribeiro.

A área recebeu o certificado da FBrN 2011, atestando ser área naturista que segue as normas éticas compostas no estatuto . Na ocasião, ficou acordado o retorno da Federação a praia, ainda este ano.

Depois disso, a comitiva foi até a região de Praia Grande, em Paraty, também no Rio de Janeiro. Para chegar até o local, foi necessário atravessar de barco até a Ilha do Araújo, onde está localizada a Ilha de Jurubá.

Com muita chuva, acompanhado de raios e trovoadas, os dirigentes foram recepcionados pelo casal Francis e Teresa e seu filho Eric, de nacionalidade Francesa. ”Fomos recebidos calorosamente, com um belo aperitivo e caipirinha de pitanga nativa. Além disso, foi servido um delicioso jantar, com peixe da região”, descreveu Rayssa.

Há mais de 30 anos, construíram uma casa na ilha, que a princípio foi para criar os filhos e receber a família. Depois de todos crescidos, resolveram transformar o paraíso em espaço naturista. Os interessados em conhecer o local devem realizar reserva, através do site http://www.cehmjuruba.com/. Jurubá recebeu certificado 2011, emitido pela Federação Brasileira de Naturismo.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Boletim Caravana FBrN: Barra Seca é candidata a sediar o próximo CONGRENAT


A comitiva da Caravana FBrN, composta por João Olavo Rosés (Presidente), Marcelo Pacheco (Vice) e Rayssa Neves de Souza (Secretária Geral), chega até Vitória, no Espírito Santo, sendo recepcionada pelo presidente do NATES - Naturistas do Espírito Santo, Márcio Braga.

Para chegar até a Barra Seca, é necessário atravessar um rio, que quando raso, pode-se passar a pé. Diversas placas informativas estão espalhadas pelo caminho, distanciando apenas alguns metros de uma pra outra. Desta forma, não só os naturistas, mas visitantes e curiosos são orientados sobre a conduta ética na área. Inclusive, foi entregue o certificado FBrN – 2011 para Praia Barra Seca, atestando ser área naturista que segue as normas éticas compostas no estatuto.

Os membros da Federação também conheceram o condomínio fechado, que alguns filiados ao NATES construíram perto dali, para proporcionar conforto em período mais longo de estada. Também estiveram nas pousadas Lua Nua e Uruçuquara, que são parceiras na prática e desenvolvimento do naturismo. Quando contatadas com antecedência, realizam reservas.

Ainda no local, foi aguardada a visita dos dirigentes do grupo Naturismo Capixaba, Maria Luzia e Evandro Telles, que além de Barra Seca, reúnem-se também em outros lugares do Estado. Infelizmente, todos estavam viajando e não puderam chegar a tempo. Na ocasião, o presidente Márcio Braga afirmou a vontade da associada em sediar o próximo CONGRENAT, que se realizará em 2013.

Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco

sábado, 2 de abril de 2011

Boletim Caravana FBrN: Massarandupió sediará Encontro de Dirigentes

Na quarta-feira (30 de março), em mais uma atividade da “Caravana FBrN”, houve reunião da direção da Federação Brasileira de Naturismo, com a presença de João Olavo Rosés (Presidente), Marcelo Pacheco (Vice) e Rayssa Neves de Souza (Secretária Geral), com a diretoria e alguns associados da ABANAT- Associação Baiana de Naturismo.


Nesta agenda, foi definida a data do IV EDN - Encontro de dirigentes naturistas, que será sediada na praia de Massarandupió, nos dias 14, 15, 16 e 17 de julho deste ano. Na oportunidade, também foram discutidas questões da programação e o apoio da associação dos moradores de Massarandupió e seus comerciantes, para juntos, realizarem um grande evento.


No período da tarde, membros da Federação foram conhecer a paradisíaca e rústica praia de Massarandupió, que possui uma trilha ecológica, que possibilita acesso a orla e mais de 2 Km de faixa de areia.


Diretor de Comunicação- Giulliano Pacheco

Boletim Caravana FBrN: Federação busca informações sobre situação de Tambaba

Na manhã de sábado (26 de março), a comitiva, composta por João Olavo Rosés (Presidente), Marcelo Pacheco (Vice) e Rayssa Neves de Souza (Secretária Geral), cumprindo o cronograma de atividades do “Caravana FBrN”, estiveram com Zé Wagner, conselheiro maior da região Nordeste, conhecendo a Oca de Piá Aborígene. Trata-se de museu Indígena, localizado no Centro Histórico de João Pessoa. Dois índios equatorianos, que lá estavam, fizeram apresentação da dança e música indígena.


À tarde, houve reunião com as diretorias da FBrN, SONATA, Chácara Naturista Colina dos Ventos e representantes de diversas entidades ambientalistas e naturistas para avaliar a situação atual da SONATA, bem como preocupações com a praia de Tambaba. Mais tarde, foi entregue o certificado da área naturista para Chácara Naturista Colina dos ventos, com o selo 2011.

No domingo (27 de março), a Federação se reuniu com o prefeito do Conde Aloísio Vinagre Regis, onde este, afirmou que é da vontade dele, logo, da prefeitura, que Tambaba permaneça naturista, e que o fato das construções de Resorts acima das falésias não interferiria na prática naturista. À tarde, ocorreu reunião conjunta das diretorias FBrN e SONATA, na praia de Tambaba, onde foi formalizado o pedido de refiliação da SONATA à Federação. Um dos motivos principais da urgência da visita da Federação nesta região. .

Segunda-feira (28 de março), pela manhã, houve agenda com o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Renato Feliciano, a Presidenta da PBTUR – Estatal (responsável pela operacionalização do turismo da Paraíba), Ruth Avelino, juntamente com as diretorias da FBrN e SONATA e outros grupos ambientais e naturistas do Estado. Ficou decidido que iriam convocar reunião com estas associações, o prefeito do Conde e os órgãos de competência ambiental e outros necessários, para desenvolverem em Tambaba uma AEIT - Área Especial de Interesse Turístico. E, em um segundo momento, averiguar junto ao Ministério Público, quais medidas deverão ser adotadas.


Diretor de Comunicação - Giulliano Pacheco